PLANO MUNICIPAL DE DEFESA DA FLORESTA CONTRA INCÊNDIOS-SANTA COMBA DÃO

196
Atualmente está em discussão pública o Plano Municipal de Defesa da Floresta Contra Incêndios por iniciativa do município de Santa Comba Dão, como se pode ver no referido portal.
Constituindo um assunto de elevada importância para a vida da comunidade o signatário apresentou um conjunto de sugestões já enviadas ao Sr. Presidente da Câmara.
Questões como a reparação anual dos caminhos florestais; a criação de bocas de incêndio nos aglomerados urbanos; a criação de locais específicos para deposição dos resíduos florestais visando evitar queimas ou queimadas; a construção de uma central de biomassa para conversão dos resíduos florestais em energia; a instalação de câmaras de videovigilância para deteção precoce dos incêndios; a contratação de Vigilantes da Floresta; a monda mecânica da praga de eucaliptos que invadiu as florestas após o incêndio de 15/10/2017; a limpeza das margens e a despoluição do rio Dão e dos ribeiros afluentes; o reforço das competências e dos meios técnicos e humanos do Gabinete Técnico Florestal do município; e o recurso a meios financeiros estatais disponíveis para o efeito,