Pintar uma casa de madeira – 4 coisas que precisa de saber

503

As casas de madeira começam a ser mais populares em Portugal, mas ainda não existe muita informação sobre a sua manutenção. E a verdade é que, para usufruir em pleno e de forma duradoura de uma construção deste tipo, é necessário saber como mantê-la de forma adequada.

Neste artigo vamos dar dicas de manutenção para casas de madeira, para que possa manter a sua habitação em perfeitas condições durante muitos e muitos anos. Vamos colocar o nosso foco principalmente na pintura, um fator preponderante para garantir a maior longevidade possível.

As nossas dicas não são somente dirigidas a quem comprou a sua casa através da Maestro Casas, mas sim a todos os proprietários de casas de madeira.

1.     Preparar as paredes da casa para a pintura

Para que possa pintar a parede das casas de madeira com a devida qualidade é necessário fazer uma preparação correta. Mesmo quando se constrói uma habitação com o propósito de servir de residência de verão, deve-se ter o cuidado de pintar logo as paredes, por forma a proteger a madeira de danos.

O primeiro passo de qualquer trabalho de pintura é a preparação. Assim, é fundamental preparar a madeira para receber a pintura. Se necessário, deve ser removida a cobertura utilizando uma lixa grossa. Existem diversos tipos de lixa, pelo que é fundamental garantir que se escolhe material adequado.

Depois de se ter removido a cobertura pode ser necessário nivelar a madeira, utilizando desta feita uma lixa apropriada para trabalhos de alisamento.

2.     Impregnar para maior proteção

Segue-se o momento de aplicar um primário que irá ajudar a que a aparência final seja mais uniforme. O primário serve para isolar ou para selar a superfície. É fundamental para tornar a madeira mais resistente e duradoura.

O primário penetra na madeira e com as suas propriedades elásticas garante uma maior ligação entre os acabamentos de suporte. Para que se consiga uma boa pintura de casas de madeira é indispensável utilizar um primário de boa qualidade.

3.     Escolher as tintas certas para casas de madeira

 

Quando o tema é a pintura de madeira, a questão fulcral é a escolha do produto que será aplicado. Hoje em dia, o mercado oferece uma grande variedade de produtos destinados a tratar, proteger e decorar madeiras exteriores.

Com tanta diversidade de produtos para casas de madeira, o difícil pode ser escolher. Por forma a facilitar a sua tarefa, reunimos a informação essencial:

  • Verniz – trata-se um acabamento de “poro fechado”, que atua fornecendo uma camada espessa de proteção. Tem a particularidade de esconder os veios da madeira. O verniz tapa os micro poros existentes e modifica a textura natural da madeira.
  • Velaturas – são produtos destinados a impregnar na madeira, apresentando acabamento de poro aberto. A velatura mantém a aparência natural da madeira e tem a vantagem de ser fácil de aplicar
  • Óleo colorido – trata-se de um tipo de óleo que garante uma proteção elevada contra os raios ultravioleta. Contribui para a nutrição e proteção das madeiras, sem que seja necessário aplicar verniz.

Erros a evitar ao pintar casas de madeira

 

Para evitar problemas durante a pintura, é necessário ter em consideração alguns aspetos:

  • Analisar a temperatura exterior – as casas devem ser pintadas sob condições atmosféricas adequadas, devendo-se evitar pintar em momentos de temperaturas extremas;
  • Ter atenção à existência de objetos próximos que possam interferir com o trabalho. Um exemplo comum é a existência de árvores, cujas folhas podem cair durante a pintura.

Se ainda não é proprietário de uma casa de madeira, mas se está a pensar em investir neste tipo de construção, também pode ter em consideração que empresas como a Maestro Casas oferecem um serviço de tratamento das madeiras, o qual pode ser muito interessante para evitar danos futuros.