Personalidades e alunos distinguidos nas comemorações do Feriado Municipal de Seia

1922

A Câmara Municipal de Seia distinguiu esta tarde, na cerimónia do 34º aniversário da elevação de Seia a cidade, alunos e pessoas e entidades que se notabilizaram pelo trabalho, dedicação e mérito, nas mais diversas áreas, em prol do desenvolvimento e afirmação do concelho de Seia.
O programa das comemorações do Feriado Municipal teve início com um momento musical interpretado por Tiago Fernandes e Maria Isabel Mendonça, igualmente protagonistas do tema de Seia, no final da cerimónia.
Posteriormente, o Presidente da Câmara Municipal de Seia, Carlos Filipe Camelo, procedeu à entrega dos prémios de Mérito Escolar aos melhores alunos de cada ciclo de ensino das escolas do concelho, referente ao ano letivo 2018/2019.
O prémio é constituído por um diploma e um cheque no valor de 300 euros e pretende valorizar o mérito e valorização do esforço e do desempenho individual, procurando criar estímulos e referências, para que os jovens sintam que vale a pena estudar, naquela que também é uma homenagem às escolas e ao seu trabalho.
Assim, do Agrupamento de Escolas Guilherme Correia de Carvalho, foram distinguidas Carolina Figueiredo Gouveia, do 2º ciclo, e Joana Costa Oliveira, do 3º ciclo. Do Agrupamento de Escolas de Seia, Alexandre Saraiva foi o aluno premiado pelo 2º ciclo, João Pedro Correia Pais, pelo 3º ciclo, e referente ao ensino secundário, foi laureado João Páscoa Santos. Relativo à Escola Evaristo Nogueira (3º ciclo), foi agraciado o aluno Samuel Alexandre Fonseca da Cruz, e referente ao ensino artístico especializado do Conservatório de Música de Seia, a aluna Mariana Palma Abrantes. No ensino profissional, pela Escola Profissional da Serra da Estrela, o galardão foi atribuído a Cláudia Natividade, e pela Escola Superior de Turismo e Hotelaria-IPG a Cátia da Fonseca Silva.

Câmara distinguiu 6 personalidades e duas empresas
O Feriado Municipal é há muito a ocasião anual em que a autarquia evoca o trabalho, dedicação, criatividade e voluntarismo de pessoas, empresas e instituições, este ano com um especial significado pelo atribulado período de saúde pública que o país e o mundo atravessa, como referiu na ocasião Filipe Camelo.
Assim, por diversos contributos relevantes nas mais diversas áreas, o Presidente da Câmara este ano homenageou com a Campânula de Mérito e Dedicação, Jorge Augusto Nunes, José António da Costa Fonseca e José Manuel Ramos Loureiro, pelo mérito empresarial, Carlos António Gonçalves Catarino e a Gate 21, e pelo mérito cultural, Eduardo Manuel Mendonça e Rui Gomes Veloso Costa.

A primeira distinção foi atribuída ao médico Jorge Augusto Nunes, pelo seu contributo e esforços em prol da dinamização do Hospital Nossa Senhora da Assunção, onde coordena a Unidade de Cuidados de Saúde Personalizados e os Serviços de Urgência Básica.

Igualmente na área da saúde e também referente ao trabalho desenvolvido no âmbito do Hospital Nossa Senhora da Assunção, na área da enfermagem, o município atribuiu a Campânula de Mérito e Dedicação a José António Fonseca. Enfermeiro neste hospital desde 1992, também integra a direção de enfermagem da ULS Guarda, desde a sua constituição em 2008, onde tem vindo a participar em vários júris, grupos e comissões de trabalho, e os órgãos sociais da Liga de Amigos deste hospital, entidade responsável pelo voluntariado aqui praticado.

Ainda no domínio do mérito e dedicação, pela disponibilidade, prontidão, altruísmo, criatividade e espirito de voluntário e empreendedorismo, a Câmara distinguiu José Manuel Loureiro, proprietário da empresa de publicidade e decoração S&L Design, sedeada em Seia desde 1994.

Em reconhecimento da atividade empresarial desenvolvida no concelho, a autarquia distinguiu em primeiro lugar o empresário Carlos António Gonçalves Catarino. Detentor de um vasto percurso empresarial, administra e é sócio e acionista de várias empresas de setores diversificados, dos quais se destaca a empresa que detém Catarino & Associados e também o projeto hoteleiro que se encontra atualmente a desenvolver em Seia.

A segunda distinção referiu-se a uma empresa com um historial de mais de quatro décadas, a Gate21. Detentora de um percurso de reconhecida dinâmica, conhecimento e determinação, a empresa tem uma forte aposta na criação de novos negócios, acrescentando valor e inovação e tem sido uma importante aliada do tecido empresarial, favorecendo o desenvolvimento económico e social da região.

Finalizados os agraciados empresariais, e evidenciando o percurso e contributo cultural de personalidades, foi atribuída a Campânula de Mérito Cultural a Eduardo Manuel Mendonça.
Natural dos Açores, Eduardo Mendonça é docente do ensino secundário em seia desde 1993, e é no Rancho Folclórico de Paranhos de Beira e no Grupo de Concertinas de Paranhos da Beira, que surgiu por sua iniciativa, que se releva o seu trabalho colaborativo em prol das manifestações culturais e tradições etnofolclóricas.

A Câmara Municipal homenageou, ainda, com a Campânula de Mérito Cultural, Rui Gomes Veloso da Costa. Reformado da EDP, do seu percurso de vida há a destacar a participação ativa na grande maioria das coletividades de Seia, realçando-se o empenho, como sócio fundador, do Óquei Clube de Seia, da Associação dos Antigos Alunos do Colégio Dr. Simões Pereira e na criação da concelhia de Seia do Partido Socialista. A nível pessoal, é de registar o gosto pela história local, em especial pela vida do republicano senense Afonso Costa, dispondo a este respeito de uma vasta coleção. Este valioso património está na origem da criação do Centro Interpretativo da República – Afonso Costa, que a Câmara Municipal está a construir na antiga escola primária com o seu nome.