PERSONAGENS MÍTICAS SAÍRAM À RUA

2279

 

Sob o tema “As Lendas do Concelho de Tabuaço”, o desfile de Carnaval do Agrupamento de Escolas trouxe à rua centenas de crianças e jovens que deram a conhecer as personagens que fazem parte do imenso património imaginário do concelho de Tabuaço. O desfile teve lugar hoje, 1.º de Março, percorreu as principais ruas da Vila e contou com transmissão directa através da página do Turismo de Tabuaço.

Bruxas, princesas, mulheres-cobra, cavaleiros ou almas perdidas são algumas das figuras que vigoram entre as inúmeras lendas que chegaram até nós e que é preciso manter enquanto parte da identidade cultural do território tabuacense. Foi este motivo que levou o Município de Tabuaço a propor o tema “As Lendas do Concelho de Tabuaço” e que foi bem recebida pelo Agrupamento de Escolas, concordando que este evento, que se mantém há mais de 20 anos, pode ajudar a transmitir e manter vivo o vasto património que compõe o imaginário do concelho.

Inserido no programa dos Fins-de-Semana Gastronómicos, uma iniciativa da Turismo do Porto e Norte em colaboração com o Município de Tabuaço, o cortejo carnavalesco percorreu as principais ruas da Vila de Tabuaço, participaram 17 turmas da Escola Abel Botelho, as 6 turmas do Centro Escolar e, como já vem sendo habitual, aceitaram também este desafio a Associação A2000, a Creche e Lar da 3.ª Idade da Santa Casa da Misericórdia e o Centro de Promoção Social de Tabuaço e Lar de Barcos.