O presidente da Câmara de Viseu, Almeida Henriques, disse hoje esperar que o pavilhão multiusos fique preparado na quarta-feira para obter a certificação que lhe permitirá ser mais uma estrutura de apoio ao hospital, devido à covid-19.
No pavilhão, que terá capacidade para 120 camas, têm estado equipas da autarquia a preparar fisicamente o espaço.
“Conto, naquilo que depende da autarquia, termos o centro montado até meados da semana, para depois passarmos à fase das vistorias por parte da Segurança Social e do hospital”, afirmou Almeida Henriques aos jornalistas.
Desta forma, até ao final da semana, o pavilhão multiusos poderá ficar apto para casos como “alguma emergência numa IPSS (Instituição Particular de Solidariedade Social)” ou de necessidade de alojar doentes com covid-19 que ainda não estejam em condições de regressar à sua casa, acrescentou.
Segundo Almeida Henriques, o objetivo é “ter um suporte de retaguarda, quer à estrutura social, quer à estrutura sanitária”.
O autarca também contou aos jornalistas que o município foi abordado pelo Agrupamento de Centros de Saúde Dão Lafões no sentido de arranjar um espaço para vacinação.
“A nossa opção foi colocar todos os equipamentos que Viseu tem à disposição”, afirmou.
No entanto, no seu entender, o pavilhão multiusos poderia também ser usado para a vacinação, porque tem uma acessibilidade fácil, estacionamento e até “condições para colocar boxes com entrada e saída autónoma”.
O autarca estima que já tenham sido vacinadas cerca de três mil pessoas no concelho de Viseu: 2.200 nas instituições sociais e mais de 800 nas instituições da saúde.
Esta estrutura de apoio ao hospital que funcionará no pavilhão multiusos segue-se a outra que já foi ativada há uma semana no Pavilhão do Fontelo, que conta com 64 camas.