PARTICIPAÇÃO DE FALECIMENTO

2132

É com profunda tristeza que o Município de Lamego participa o falecimento de D. António Francisco dos Santos, Bispo da Diocese do Porto e Cidadão Emérito da Cidade de Lamego.
Enaltecemos nesta hora a sua nobreza de carácter e o trabalho sério, leal e íntegro que sempre dedicou às gentes de Lamego. Detentor de enormes capacidades pessoais e intelectuais, procurou sempre cultivar afetos junto de todas as pessoas e foi, por esta razão, uma personalidade muito estimada no concelho.
Recorde-se que a sua ordenação episcopal ocorreu em março de 2005, na Sé de Lamego, e foi também Vigário Geral desta Diocese durante um longo período de tempo.
A sua ligação a Lamego foi constante e abundante: aluno do Seminário Diocesano de Lamego; professor do Centro de Promoção Social Rural de Lamego e Diretor da Escola Profissional de Lamego – Instituição da Diocese de Lamego; Membro da Equipa Formadora do Seminário Maior de Lamego, com as funções de Professor, Secretário, Ecónomo e Vice-Reitor; Chefe de Redação do jornal “Voz de Lamego”; Membro da Equipa Sacerdotal da Paróquia de Santa Maria Maior de Almacave; Vice-Presidente da Associação de Ajuda Mútua do Clero de Lamego (Fraternidade Sacerdotal) e Membro da Direção da ASEL – Associação dos Antigos Alunos de Lamego.
À família enlutada, o Município de Lamego expressa os mais profundos pesares e sentidas condolências, considerando uma enorme perda o falecimento de tão insigne personalidade.
Honremos a sua memória.