Ovar com 21 infetados em lar de Cortegaça e a preparar 120 testes no de Maceda

A Câmara Municipal de Ovar revelou esta madrugada que há 21 utentes e funcionários infetados com o novo coronavírus no lar de idosos de Cortegaça, anunciando para hoje 120 testes de diagnóstico também na residencial sénior de Maceda.

“Neste momento existe um surto no lar de Cortegaça e temos conhecimento de 13 utentes infetados e ainda oito quadros. Todos estão assintomáticos e temos a certeza de que as medidas estão a ser implementadas com o devido rigor”, refere o presidente daquela autarquia do distrito de Aveiro, Salvador Malheiro, numa mensagem em vídeo enviada à comunicação social.

Já na estrutura residencial para idosos da freguesia de Maceda, o vírus SARS-CoV-2 foi detetado num cidadão, mas o autarca social-democrata adianta: “Hoje vamos testar 120 pessoas e estamos prontos para atuar de imediato no sentido de poder voltar à normalidade”.

Na mensagem, Salvador Malheiro admite que a situação epidemiológica em Ovar se agravou nos últimos dias, mas garante que essa não se compara ao que foi registado entre março e abril, quando a disseminação comunitária da doença obrigou a sujeitar esse território de 148 quilómetros quadrados e 55.400 habitantes a uma cerca sanitária – com tudo o que isso implicou de controlo de fronteiras, impedimentos de circulação de pessoas e bens, suspensão da atividade empresarial, etc.

“Neste momento estamos numa situação claramente melhor do que é a generalidade do país, em contraponto com o que aconteceu na primavera passada, quando em Ovar estávamos pior. Hoje teremos cerca de 50 municípios com números bem piores do que nossos”, diz.

O concelho está a registar atualmente “15 a 20 novos casos por dia” de covid-19, o que justifica que na terça-feira tenha sido reativado o Gabinete de Crise da autarquia, que, como refere Salvador Malheiro, “engloba todas as forças vivas da Proteção Civil e também autoridades de saúde pública, juntas de freguesa, PSP, GNR, ASAE [Autoridade de Segurança Alimentar e Económica] e Segurança Social”, entre outras entidades.

Também em resposta ao crescente número de casos de infeção, autarquia e paróquias do concelho decidiram encerrar os cemitérios locais este sábado e domingo, Dia de Todos os Santos, numa tentativa de diminuir na comunidade a possibilidade de contágio pelo novo coronavírus.

O presidente da Câmara diz aguardar agora as medidas de combate à pandemia que deverão ser anunciadas pelo Governo este sábado e recomenda: “Devemos acatar com a devida calma e a máxima responsabilidade o que poderá advir desse conselho de ministros extraordinário”.

O novo coronavírus responsável pela presente pandemia de covid-19 foi detetado na China em dezembro de 2019 e já provocou mais de um 1,1 milhões de mortes em todo o mundo, infetando mais de 44,5 milhões.

Em Portugal, onde os primeiros casos confirmados se registaram a 02 de março, o último balanço da Direção-Geral da Saúde indicava 2.428 óbitos entre 132.616 infeções confirmadas.

No caso específico de Ovar, a autarquia contabilizava esta quinta-feira à tarde 182 casos ativos no concelho, num acréscimo de 25 infeções desde o dia anterior. A média etária dos doentes é agora de 47 anos.

Feito o balanço, a estatística local apresenta um total acumulado de 41 óbitos e 1.061 casos de infeção pelo SARS-CoV-2 desde o início da pandemia em março.

Partilhar
Autor
Notícias de Viseu
Notícias de Viseu
Notícias de Viseu é um órgão de informação regionalista, independente, livre de influências políticas, económicas, religiosas ou quaisquer outras, votado à prática de uma informação cuidada, verdadeira e objetiva.

Novidades

1
pexels-pixabay-47730
Quase 100 pessoas impedidas de entrar em recintos desportivos em 2024 – APCVD
2
Acidente carro
Colisão entre motociclo e veículo ligeiro em Viseu provoca uma vítima mortal
3
CINFAES
Câmara de Cinfães atribui mais de 100 mil euros em 216 bolsas de estudo
4
santa comba dão
Autarca de Santa Comba Dão considera que “há outras maneiras” de celebrar democracia

Artigos relacionados

urgências médico hospital
vespa
hospital enfermeiros
pexels-pixabay-248395
Entre em contacto

+351 232 087 050
*Chamada para rede fixa nacional

geral@noticiasdeviseu.com
publicidade@noticiasdeviseu.com

Avenida do Convento nº 1, Complexo Conventurispress, Orgens 3510-674 Viseu

Subscrever Newsletter
Fique por dentro das últimas novidades e conteúdo exclusivo.
Procurar
Últimas notícias
pexels-pixabay-47730
Quase 100 pessoas impedidas de entrar em recintos desportivos em 2024 – APCVD
Acidente carro
Colisão entre motociclo e veículo ligeiro em Viseu provoca uma vítima mortal
CINFAES
Câmara de Cinfães atribui mais de 100 mil euros em 216 bolsas de estudo
santa comba dão
Autarca de Santa Comba Dão considera que “há outras maneiras” de celebrar democracia