Os candidatos do Partido Socialista às próximas eleições autárquicas, representados pelo movimento Unidos por Celorico, empreenderam uma iniciativa de campanha diferente e inovadora, assente na promoção turística do concelho ao qual são candidatos.
Deslocaram-se, na manhã de domingo, até à fronteira com Espanha, em Vilar Formoso e, em proximidade, distribuíram materiais de promoção turística junto da comunidade emigrante que regressa ao seu país.
Ativar a marca de Celorico, convidar a visita e promover o património material e imaterial do concelho foram os objetivos desta ação. Este momento de campanha não foi, como tradicional numa campanha autárquica, um momento para captar votos, mas sim, para fomentar o exercício de cidadania celoricense. Os candidatos quiseram mostrar que Celorico tem potencial turístico e que há muito por exponenciar. Foi também uma excelente oportunidade para, no terreno, perceber como mitigar os problemas de divulgação turística e, na ótica do visitante, compreender como cativá-los.
De seguida, a comitiva, já em Celorico da Beira, recebeu a dirigente nacional do Partido Socialista, Doutora Berta Nunes, Secretária de Estado das Comunidades Portuguesas, a qual começou a sua visita com uma deslocação à Freguesia de Prados. Aí foi recebida pelo Senhor Presidente da Junta, João Santos e restante executivo. Em Prados, a Secretária de Estado falou com emigrantes sobre os investimentos que tem feito em Portugal, quais as perspetivas futuras de regresso e aferiu a sensibilidade dos presentes sobre o modelo de desenvolvimento desejado para Celorico e restante região.
O dia de campanha terminou com um almoço com emigrantes empresários, procurando indagar os seus investimentos e disponibilizando apoio e estabelecendo linhas de contacto.
O candidato a Presidente da Câmara Municipal de Celorico da Beira, José Albano, afirma: “Tratou-se de um dia com experiências e iniciativas diversificadas, que procuram colocar Celorico da Beira no mapa, aportar conhecimento e influência dos agentes políticos e empresariais e conhecer mais dos nossos concidadãos celoricenses espalhados pelo mundo.”
O candidato, antigo deputado, continua: “O exercício de cidadania, numa campanha, não se esgota no momento do voto. Podemos e devemos aproveitar estas ações para valorizar a nossa terra e mostrar aos celoricenses o trabalho que poderemos desenvolver. Sinto que estamos numa onda vencedora e isso sente-se por toda a região.”