As Obras Sociais de Viseu (https://obrassociaisviseu.pt) e a Together International Portugal (https://togetherinternational.eu/) celebraram um acordo de parceria que visa potenciar o trabalho das duas entidades na comunidade.
A Together International trabalha em 10 países, onde conseguiu mobilizar um número crescente de cidadãos, de diferentes origens e diferentes partes do mundo.
Portugal é o 11º país escolhido para iniciar uma nova organização que visa combater injustiças sociais e ajudar a diminuir a crise humanitária internacional, agravada pela Covid-19, ficando sedeada em Viseu.
As Obras Sociais desenvolvem ações de apoio às famílias – creche, pré-escolar, CATL – Centro Apoio Alzheimer Viseu, Serviço de Atendimento e Acompanhamento Social, Contratos Locais de Desenvolvimento Social.
Os dirigentes das duas organizações reuniram-se e delinearam uma estratégia de atuação conjunta, em várias dimensões, baseada na articulação e complementaridade das competências técnicas da área da saúde e da área social.
Com alguns projetos em “laboratório” para implementar no concelho de Viseu, as entidades decidiram dar início à parceria com o projeto “Vacinar Viseu” (https://www.facebook.com/VacinarViseu/).
- “VACINAR VISEU”
ü PÚBLICO-ALVO: pessoas com 65 ou mais anos.
ü ENQUADRAMENTO:
O projeto “Vacinar Viseu” consiste na vacinação gratuita, nas Juntas de Freguesia e Farmácias, para as pessoas com mais de 65 anos.
Estes cidadãos já beneficiam da vacina gratuita contra a gripe. No entanto, para terem acesso a este benefício, os cidadãos têm de se deslocar aos centros de saúde para que a vacina lhes seja administrada.
Para a operacionalização do projeto contamos com uma equipa de profissionais da área da saúde e da área social que assegurarão toda a logística necessária. As pessoas são vacinadas por um profissional de saúde com todas as condições de qualidade e segurança, seguindo as orientações da Direção-Geral da Saúde.
O projeto está também, nesta fase, a trabalhar com o objetivo de juntar mais parceiros e apoios – Entidades e Voluntários: Juntas de Freguesia, Farmácias, Associações, Médicos, Enfermeiros…)
ü OBJETIVOS:
- Aumentar a cobertura vacinal nos grupos de risco, dando a possibilidade de vacinação gratuita nas juntas de freguesia e farmácias às pessoas com 65 ou mais anos;
- Mitigar o risco de contágio por Covid-19, diminuindo as deslocações e interações;
- Descongestionar os serviços do Serviço Nacional de Saúde;
- Garantir aos cidadãos uma maior rapidez e comodidade na administração da vacina contra a gripe.