Organização da maior concentração de telescópios do país quer voltar a bater o recorde de inscrições

Em apenas dez dias inscreveram-se 43 telescópios e 106 pessoas. E ainda faltam dois meses para o arranque do evento (12 e 13 de maio). É o prenúncio do recorde que a organização da 6ª Concentração de Telescópios em Moimenta da Beira quer voltar a bater, depois dos máximos obtidos na penúltima edição, em 2014: 76 telescópios e 254 participantes.

“A nossa iniciativa está a ser divulgada junto de todos os Astrónomos, Grupos de Astronomia, Observatórios, Centros de Ciência Viva, Escolas e Comunicação Social, e estamos a contar com a presença de cerca de 300/350 pessoas e um número superior a 76 telescópios, batendo o nosso recorde de 2014”, afirma Paulo Sanches, o criador e impulsionador do evento. Se conseguir, o maior ajuntamento de telescópios que se realiza no país, ainda se agigantará mais. Tudo num ano em que a organização vai tentar internacionalizar a iniciativa, convidando para esse efeito algumas Associações de Astronomia Espanholas, próximas do nosso eixo fronteiriço.

A primeira Concentração de Telescópios em Moimenta da Beira foi realizada em 2009, ano em que se comemorava o Ano Internacional da Astronomia, e a segunda no ano seguinte. Depois, a periodicidade passou a bianual: 2012, 2014, 2016 e agora a de 2018, no fim-de-semana de 12 e 13 de maio. A organização é do Clube das Ciências da Escola Básica e Secundária de Moimenta da Beira, com o apoio da Câmara Municipal.

Paulo Sanches diz que o evento persegue vários objetivos, “sendo os principais: divulgar a Astronomia junto da comunidade; concentrar o maior número de telescópios num só evento ou local; dar a conhecer o céu ‘escuro’ da região; promover o concelho de Moimenta da Beira a nível nacional e internacional; e fomentar o conhecimento e convívio entre Astrónomos”.

Do programa desta 6ª edição destaca-se a participação oral do investigador Alexandre Cabral, do Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço; dos representantes de algumas Associações/Grupos de Astronomia, nomeadamente de Lisboa (Licínio Almeida), Aveiro (José Matos) e Vila Nova de Gaia (Carlos Soares e Luís Lopes). A organização conta ainda com a colaboração da Associação Portuguesa de Astrónomos Amadores.

Os locais de realização da Concentração de Telescópios serão o Auditório Municipal Padre Bento da Guia e o recinto do Santuário de São Torcato, em Cabaços, onde será realizada uma Observação Noturna do Céu, aberta a toda a comunidade.

Na edição deste ano, o programa vai contemplar ainda a realização de um Passeio científico-cultural pelo concelho de Moimenta da Beira durante a manhã e tarde de domingo, incluindo uma visita ao Sistema Solar à escala do concelho e à Fundação Aquilino Ribeiro.

Partilhar
Autor
Notícias de Viseu
Notícias de Viseu
Notícias de Viseu é um órgão de informação regionalista, independente, livre de influências políticas, económicas, religiosas ou quaisquer outras, votado à prática de uma informação cuidada, verdadeira e objetiva.

Novidades

1
Acidente carro
Colisão entre motociclo e veículo ligeiro em Viseu provoca uma vítima mortal
2
Viseu
Centro histórico de Viseu sem carros ao fim de semana até setembro
3
urgências médico hospital
Hospital de Viseu com central de esterilização informatizada
4
Viseu
Antigo terreno da estação de comboios de Viseu em hasta por 4,2 ME

Artigos relacionados

pexels-pixabay-47730
CINFAES
santa comba dão
Oliveira de Frades Rockfest
Entre em contacto

+351 232 087 050
*Chamada para rede fixa nacional

geral@noticiasdeviseu.com
publicidade@noticiasdeviseu.com

Avenida do Convento nº 1, Complexo Conventurispress, Orgens 3510-674 Viseu

Subscrever Newsletter
Fique por dentro das últimas novidades e conteúdo exclusivo.
Procurar
Últimas notícias
pexels-pixabay-47730
Quase 100 pessoas impedidas de entrar em recintos desportivos em 2024 – APCVD
Acidente carro
Colisão entre motociclo e veículo ligeiro em Viseu provoca uma vítima mortal
CINFAES
Câmara de Cinfães atribui mais de 100 mil euros em 216 bolsas de estudo
santa comba dão
Autarca de Santa Comba Dão considera que “há outras maneiras” de celebrar democracia