Ordem dos Psicólogos Portugueses distingue Viseu como Comunidade Pró-Envelhecimento

1402

O programa municipal Atividade Sénior conta com 2700 participantes, um investimento de 150 mil euros, que está presente nas 25 freguesias do concelho

O Presidente da Câmara Municipal de Viseu, António Almeida Henriques, anunciou hoje durante a reunião do Executivo, que o Município de Viseu recebeu o selo “Comunidades Pró-Envelhecimento 2020/2021”. A distinção, outorgada pela Ordem dos Psicólogos Portugueses, visa reconhecer a implementação de “políticas, programas, planos estratégicos e práticas que demonstram um compromisso forte e efetivo com a promoção do envelhecimento saudável e bem-sucedido ao longo de todo o ciclo de vida”.

O programa municipal Atividade Sénior, que acaba por abranger diferentes dimensões da vida dos cidadãos mais velhos, é uma das iniciativas que mais contribui para a distinção. Nomeadamente, no que respeita à atividade física, que mesmo em tempos de pandemia, continuou a ser promovida pela autarquia. As aulas regulares foram substituídas por contactos telefónicos quinzenais e aulas online individuais, através da plataforma zoom, também transmitidas nos lares.

Atualmente, o programa já conta com 2700 participantes, quase o dobro do que registava em 2014 (1430 participantes). “Duplicámos o investimento do Município no programa, de 70.000 para cerca de 150.000€, e concretizámos um dos grandes objetivos da ação, que passava pelo alargamento da iniciativa às 25 freguesias do concelho”, explica António Almeida Henriques. Entre 2014 e 2020, a iniciativa Atividade Sénior passou de 4.700 horas de aulas para cerca de 14 mil, e envolve 103 parceiros (há 6 anos eram 64 as instituições envolvidas como parceiras).