Ordem dos Médicos do Centro enaltece desempenho dos hospitais da região

A Secção Regional do Centro da Ordem dos Médicos (SRCOM) manifesta o seu reconhecimento e salienta o importante trabalho desenvolvido pelas unidades de saúde da região. “Todos os hospitais e unidades de cuidados de saúde primários têm tido um papel importante no combate a esta pandemia. Não podemos referir exclusivamente um ou outro hospital de maior dimensão do País, porque todos têm tido um desempenho notável na luta a esta pandemia e nos cuidados prestados aos doentes, mesmo os hospitais não centrais”, declara o Presidente da Secção Regional do Centro da Ordem dos Médicos.

Carlos Cortes assume que a região Centro tem estado com grande pressão e que tem dado um inestimável contributo à resposta assistencial. “Os hospitais têm tido um desempenho acima, muitas vezes, do que é possível e que nem sequer se reflete na taxa de esforço (relativamente aos planos de contingência)”, sublinha. Segundo dados oficiais, as taxas de ocupação nas enfermarias COVID-19 é de 93 % nos hospitais da região, com taxas de esforço acima dos 80%.

A título de exemplo, o Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra é a instituição do Serviço Nacional de Saúde com mais camas destinadas à COVID-19, ultrapassando as 500 camas disponibilizadas para os doentes com COVID-19. Já quanto ao Centro Hospitalar Tondela-Viseu, o hospital de retaguarda instalado no pavilhão do Fontelo foi de uma enorme importância para conseguir aliviar a capacidade do Hospital S. Teotónio que tem também aumentado a resposta face ao número de casos.

A Ordem dos Médicos do Centro destaca ainda a extraordinária capacidade de resposta do Centro Hospitalar de Leiria, do Centro Hospitalar do Baixo Vouga (Aveiro), do Hospital Distrital da Figueira Foz, bem como de todas as unidades da região do Interior – Centro Hospitalar e Universitário da Cova da Beira, Unidade local de Saúde da Guarda e Unidade de Saúde de Castelo Branco que, apesar do desinvestimento em equipamentos e recursos humanos, souberam dar uma resposta fundamental.

Os dados oficiais da região Centro (ao dia 2 de fevereiro) davam conta de 1446 internados com covid-19, 1312 internados em enfermaria, 134 internados em UCI, dos quais 103 ventilados.

Números que o presidente da SRCOM destaca ainda quanto à interligação crucial de todas as Estruturas de Apoio de Retaguarda (a cargo do Seminário Diocesano de Leiria; Centro de Saúde Militar de Coimbra e Comissão de Proteção Civil Distrital de Viseu, no Fontelo), à subcontratação pela rede hospitalar pública no setor privado e social e também às convenções regionais transitórias também no setor privado e social.

A Ordem dos Médicos reconhece o esforço conjunto porque a resposta é nacional e todos os hospitais têm dado um valioso contributo. “É importante não esquecermos, por isso, o papel de todo o sistema de saúde da região Centro para minimizar os impactos da atual situação pandémica em Portugal. Não há uns que têm ajudado mais do que outros, todos participam deste notável esforço com a capacidade e os meios de que dispõem”, destaca Carlos Cortes.

Partilhar
Autor
Picture of Notícias de Viseu
Notícias de Viseu
Notícias de Viseu é um órgão de informação regionalista, independente, livre de influências políticas, económicas, religiosas ou quaisquer outras, votado à prática de uma informação cuidada, verdadeira e objetiva.

Novidades

1
Visita e protocolo Recreio 1
Câmara de Tondela apoia obras em edifício que acolherá creche no Caramulo
2
thomas-thompson-KEWVZAwkLxQ-unsplash
Associação do Dão lança projeto turístico que permite experiências rurais
3
Académico_de_Viseu
Rui Ferreira é o novo treinador do Académico de Viseu
4
Eventos_CMM
Eventos culturais e gastronómicos "para todos" até agosto em Mangualde

Artigos relacionados

bottle-2032980_1280
Prémio Heathy 3
pexels-los-muertos-crew-8460033 (1)
urgências médico hospital
Entre em contacto

+351 232 087 050
*Chamada para rede fixa nacional

geral@noticiasdeviseu.com
publicidade@noticiasdeviseu.com

Avenida do Convento nº 1, Complexo Conventurispress, Orgens 3510-674 Viseu

Subscrever Newsletter
Procurar
Últimas notícias
Visita e protocolo Recreio 1
Câmara de Tondela apoia obras em edifício que acolherá creche no Caramulo
bottle-2032980_1280
Município de Lamego melhora desempenho das estações de tratamento de água
thomas-thompson-KEWVZAwkLxQ-unsplash
Associação do Dão lança projeto turístico que permite experiências rurais
Académico_de_Viseu
Rui Ferreira é o novo treinador do Académico de Viseu