Orçamento participativo de Viseu com 84 projetos concorrentes

A Câmara Municipal de Viseu anunciou hoje que tem 84 projetos, de todas as freguesias do concelho, concorrentes ao orçamento participativo, este ano sob o mote “cidade-jardim” e com um montante de 300 mil euros.

“A lista provisória de projetos foi hoje publicada e todas as freguesias se encontram representadas. A quinta edição conta, para já, com 84 projetos concorrentes a 300 mil euros do Orçamento Participativo Cidade-Jardim de Viseu e segue-se agora o período para reclamações, até 31 de maio”, afirma a autarquia, numa nota de imprensa hoje divulgada.

A fase de apresentação das propostas, lembra o comunicado, aconteceu em abril e resultou “num conjunto de 111 ideias e, feita a análise a todas as propostas, a equipa selecionou 86” que representam um total final de 84 projetos.

“A diferença entre os dois valores, de 86 para 84, deve-se ao facto de existirem projetos objeto de fusão devido às suas semelhanças ou complementaridade”, explica o comunicado.

Assim, continua o documento, “apenas 25 propostas das 111 não reuniram condições para passar à fase seguinte, devido a incumprimento das normas de participação”.

“Em grande parte dos casos, a não elegibilidade deve-se ao facto de [a proposta] não se enquadrar em nenhuma das tipologias de projeto e intervenção das normas de participação”, justifica.

A autarquia também avisa que a lista de projetos é designada como provisória, uma vez que os autores das propostas consideradas não elegíveis poderão contactar, até 31 de maio, a equipa do orçamento participativo e contestar a decisão.

“Perante ajustamentos ou esclarecimentos, a decisão pode ser invertida e dar origem a novos projetos. As respostas às reclamações serão asseguradas de 1 a 15 de junho e a 16 de junho iniciar-se-á a votação, de caráter universal, com recurso a voto eletrónico, por SMS e voto inclusivo”.

O orçamento participativo tem uma dotação global de 300 mil euros, refere a Câmara, “dos quais 50 mil euros destinam-se a ser plicados na linha Escolar” e, “na linha Cidade-Jardim, cada freguesia poderá arrecadar um ou mais projetos vencedores, num total máximo de 50 mil euros”.

“Já na linha Cidade-Jardim Escolar, 20 mil euros é o montante máximo que cada escola poderá beneficiar com projetos vencedores”, esclarece a autarquia.

Partilhar
Autor
Notícias de Viseu
Notícias de Viseu
Notícias de Viseu é um órgão de informação regionalista, independente, livre de influências políticas, económicas, religiosas ou quaisquer outras, votado à prática de uma informação cuidada, verdadeira e objetiva.

Novidades

1
pexels-pixabay-47730
Quase 100 pessoas impedidas de entrar em recintos desportivos em 2024 – APCVD
2
CINFAES
Câmara de Cinfães atribui mais de 100 mil euros em 216 bolsas de estudo
3
santa comba dão
Autarca de Santa Comba Dão considera que “há outras maneiras” de celebrar democracia
4
Oliveira de Frades Rockfest
Nove bandas de rock e metal em Oliveira de Frades

Artigos relacionados

Acidente carro
Viseu
urgências médico hospital
Viseu
Entre em contacto

+351 232 087 050
*Chamada para rede fixa nacional

geral@noticiasdeviseu.com
publicidade@noticiasdeviseu.com

Avenida do Convento nº 1, Complexo Conventurispress, Orgens 3510-674 Viseu

Subscrever Newsletter
Fique por dentro das últimas novidades e conteúdo exclusivo.
Procurar
Últimas notícias
pexels-pixabay-47730
Quase 100 pessoas impedidas de entrar em recintos desportivos em 2024 – APCVD
Acidente carro
Colisão entre motociclo e veículo ligeiro em Viseu provoca uma vítima mortal
CINFAES
Câmara de Cinfães atribui mais de 100 mil euros em 216 bolsas de estudo
santa comba dão
Autarca de Santa Comba Dão considera que “há outras maneiras” de celebrar democracia