Obras no Bairro Municipal de Viseu arrancam na próxima semana

A Câmara de Viseu inicia na próxima semana as obras de requalificação do Bairro Municipal, orçadas em cerca de sete milhões de euros, que pretendem preservar a sua identidade e melhorar as condições de vida dos moradores.

“Estamos a chegar ao fim de um processo”, disse hoje à tarde o presidente da autarquia, Almeida Henriques, durante a cerimónia de consignação das obras, realizada no bairro, lembrando que este esteve em risco de ser demolido.

Perante a dúvida de uma moradora se teria de deixar a sua casa durante a quadra natalícia, o autarca explicou que primeiro vão ser reabilitadas as casas desabitadas. Será nestas que depois os atuais moradores ficarão a viver provisoriamente, enquanto decorrem as obras nas suas casas.

Nesse âmbito, foram assinadas três empreitadas, sendo uma para cada uma das fases da reabilitação das casas e outra para a via pública. O prazo de execução é de 448 dias.

“Vão ser reabilitadas 77 casas: as das pessoas que já cá estão e outras para onde virão jovens casais”, disse Almeida Henriques.

O autarca garantiu que as casas “manterão exatamente o mesmo aspeto que tinham”, mas ser-lhes-á acrescentado um anexo e um espaço exterior.

Os espaços verdes que existem no bairro serão mantidos e aumentados e será construído “um pequeno anfiteatro ao ar livre”, acrescentou.

Segundo Almeida Henriques, para além destas casas, haverá nove destinadas a várias funções, como a Casa da Memória, que será uma espécie de museu do bairro, e cinco para residências artísticas.

O objetivo é juntar à vivência do Bairro Municipal (também conhecido como Bairro da Cadeia) “jovens casais e pessoas ligadas às artes e às culturas, que vão encontrar o ambiente ideal para desenvolverem a sua criatividade”, justificou.

Outro morador pediu esclarecimentos a Almeida Henriques sobre os valores das rendas após a requalificação, tendo o autarca referido que “vai continuar a ser um bairro de rendas sociais” para quem já nele vive, enquanto os jovens casais serão enquadrados no regime do arrendamento apoiado.

A obra abrangerá uma área de cerca de 25.000 metros quadrados e prevê a reabilitação geral dos edifícios, a intervenção nos espaços exteriores e a reformulação total das redes técnicas de infraestruturas.

O Bairro Municipal foi construído entre 1946 e 1948, por iniciativa da Câmara Municipal de Viseu e da então Direção-Geral de Urbanização, sendo Travassos Valdez o arquiteto responsável pelo projeto.

Originalmente, o bairro era constituído por 100 habitações, geminadas e construídas em banda. Como a sua essência e identidade se mantêm, o bairro foi classificado como Património de Interesse Municipal em fevereiro de 2015.

Partilhar
Autor
Notícias de Viseu
Notícias de Viseu
Notícias de Viseu é um órgão de informação regionalista, independente, livre de influências políticas, económicas, religiosas ou quaisquer outras, votado à prática de uma informação cuidada, verdadeira e objetiva.

Novidades

1
pexels-pixabay-47730
Quase 100 pessoas impedidas de entrar em recintos desportivos em 2024 – APCVD
2
CINFAES
Câmara de Cinfães atribui mais de 100 mil euros em 216 bolsas de estudo
3
santa comba dão
Autarca de Santa Comba Dão considera que “há outras maneiras” de celebrar democracia
4
Oliveira de Frades Rockfest
Nove bandas de rock e metal em Oliveira de Frades

Artigos relacionados

Acidente carro
Viseu
urgências médico hospital
Viseu
Entre em contacto

+351 232 087 050
*Chamada para rede fixa nacional

geral@noticiasdeviseu.com
publicidade@noticiasdeviseu.com

Avenida do Convento nº 1, Complexo Conventurispress, Orgens 3510-674 Viseu

Subscrever Newsletter
Fique por dentro das últimas novidades e conteúdo exclusivo.
Procurar
Últimas notícias
pexels-pixabay-47730
Quase 100 pessoas impedidas de entrar em recintos desportivos em 2024 – APCVD
Acidente carro
Colisão entre motociclo e veículo ligeiro em Viseu provoca uma vítima mortal
CINFAES
Câmara de Cinfães atribui mais de 100 mil euros em 216 bolsas de estudo
santa comba dão
Autarca de Santa Comba Dão considera que “há outras maneiras” de celebrar democracia