Obra de requalificação do Bairro de Santa Rita, em Abraveses, vai avançar

1960

Projeto integra o programa municipal “Eu gosto do meu Bairro”. Investimento é de 813 mil euros e tem prazo de execução de um ano

O Município de Viseu coloca hoje em marcha mais um projeto de requalificação de um dos bairros mais antigos de Viseu: o Bairro de Santa Rita, localizado na Freguesia de Abraveses. A consignação da obra foi hoje celebrada, junto ao Polidesportivo da Freguesia, na presença do Presidente da Câmara Municipal de Viseu, António Almeida Henriques, e do Vereador com o pelouro das Freguesias e Obras Municipais, João Paulo Gouveia. O investimento é de 813 mil euros e o prazo de execução da obra é de um ano.

Para o Presidente da Câmara Municipal, “o Bairro de Santa Rita carece de uma intervenção prioritária e hoje concretizamos o passo que faltava para lançar no terreno esta obra, há muito aguardada pelos seus moradores. É mais uma conquista para o programa municipal “Eu gosto do meu Bairro”, com reflexos na qualidade de vida dos cerca de 600 munícipes que aqui residem, mas também na segurança, acessibilidade e atratividade deste Bairro”.

O projeto prevê, desde logo, a correção de passeios, proporcionando um incremento ao nível da acessibilidade para pessoas com mobilidade reduzida. Consequentemente, serão criadas novas caldeiras para as árvores, fora dos passeios, e nas zonas de estacionamento a delimitar.
Por outro lado, a substituição das condutas de abastecimento de água, drenagem de esgotos e águas pluviais traduzir-se-á numa intervenção total ao nível do pavimento, inclusive na aplicação de nova sinalética horizontal e vertical. Também as passadeiras para peões foram pensadas para uma melhor acessibilidade, sendo providas de rampas, com pouca inclinação, mas a suficiente para compensar a altura do passeio. As infraestruturas elétricas e de telecomunicações serão implementadas ao nível do subsolo.
Previstas estão também melhorias ao nível dos espaços verdes, do ambiente e mobiliário urbano, nomeadamente com a plantação de novas espécies arbóreas, a criação de espaços ajardinados, a instalação de um Parque Gerações Ativas, com equipamentos dedicados à atividade física, a implementação de novas ilhas ecológicas e a instalação de bancos, papeleiras e bebedouros. Por último, o projeto prevê ainda a modernização da iluminação pública e arranjos exteriores ao nível do Polidesportivo.
Até à data, o programa municipal “Eu gosto do meu Bairro” permitiu já concluir obras de requalificação em cinco bairros – alguns deles com várias fases de obra -, nomeadamente nos Bairros da Barrosa (Abraveses), da Misericórdia (Ranhados), Chevis e 1ª fase das Mesuras (Viseu), e na Urbanização Quinta D’El Rei (Ranhados). Em andamento está também a requalificação da Urbanização Viso Sul, em Ranhados, e para breve o início da obra no Bairro da Quinta de São José, em Viseu. Globalmente, estas obras representam um investimento de cerca de 2,3 milhões de euros (contemplando já o Bairro de Santa Rita).