O PEV Denuncia Poluição de Terrenos Florestais

O Deputado José Luís Ferreira, do Grupo Parlamentar Os Verdes, entregou na Assembleia da República uma pergunta, em que questiona o Governo, através do Ministério do Ambiente e da Transição Energéticasobre a existência de descargas de águas residuais, aparentemente sem qualquer tratamento, para terrenos florestais, proveniente de uma exploração avícola, localizada na povoação de Reigoso, pertencente à União de Freguesias de Destriz e Reigoso, no concelho de Oliveira de Frades.

 

 

Pergunta:

O Partido Ecologista Os Verdes teve conhecimento da existência de descargas de águas residuais, no passado dia 2 de fevereiro, aparentemente sem qualquer tratamento, para terrenos florestais, por uma exploração avícola, localizada na povoação de Reigoso (União de Freguesias de Destriz e Reigoso), concelho de Oliveira de Frades.

Estes efluentes com elevada carga orgânica, que estariam em fossas estanques para onde são encaminhadas as águas da lavagem dos aviários, foram rejeitados de forma acidental, ou não, percorrendo e inundando propriedades privadas, alheias à exploração avícola, tendo estes esgotos chegado à ribeira do Carregal, um curso de água reconhecido e valorizado pela população local pela desova de trutas. Esta ribeira é um dos afluentes do rio Alfusqueiro, ou seja, um curso de água que integra a bacia hidrográfica do rio Vouga.

As descargas de efluentes, no passado sábado, coincidiram com a forte precipitação que se verificou na semana passada com a depressão “Helena” que assolou o país, nomeadamente o distrito de Viseu.

De acordo com o que o PEV conseguiu apurar junto da população, esta não terá sido a primeira vez que os terrenos envolventes aos aviários terão sido inundados com águas residuais que derivam desta unidade de exploração avícola.

Embora as atividades económicas sejam extremamente importantes para a criação de emprego e dinamização da economia, como é o caso da avicultura no concelho de Oliveira de Frades, estas não podem ser suscetíveis de colocar em causa a qualidade ambiental e a própria saúde pública. Todavia são necessárias medidas para adequar os processos de laboração, bem como implementar os meios e tecnologia de forma a compatibilizar e evitar a degradação do ambiente, dos ecossistemas e da qualidade de vida da população.

Assim, ao abrigo das disposições constitucionais e regimentais aplicáveis, solicito ao Ministério do Ambiente e da Transição Energética, que possa prestar os seguintes esclarecimentos:

1- O Ministério do Ambiente e da Transição Energética teve conhecimento de descargas de águas residuais, alegadamente sem qualquer tratamento, por parte de uma exploração avícola para terrenos florestais na povoação de Reigoso, Oliveira de Frades?

2- Quais os motivos que estiveram na origem destas descargas de efluentes? Esta exploração dispõe de fossas com capacidade adequada para o dimensionamento dos aviários?

3- Nos últimos dez anos quais foram os destinos das águas recebidas por estas fossas?

4- Que medidas serão implementadas para evitar que os esgotos desta exploração voltem a correr a céu aberto em direção à ribeira do Carregal?

Partilhar
Autor
Notícias de Viseu
Notícias de Viseu
Notícias de Viseu é um órgão de informação regionalista, independente, livre de influências políticas, económicas, religiosas ou quaisquer outras, votado à prática de uma informação cuidada, verdadeira e objetiva.

Novidades

1
Oliveira de Frades Rockfest
Nove bandas de rock e metal em Oliveira de Frades
2
Câmara Municipal de Mangualde
Antigo ministro e dirigente socialista Jorge Coelho homenageado a título póstumo em Mangualde
3
vinho
Exportações de vinho do Dão com ligeira redução em 2023
4
1200px-Viseu_-_Teatro_Viriato_(1)
Teatro Viriato reabriu há 25 anos e revolucionou vidas em Viseu

Artigos relacionados

Viseu
Académico_de_Viseu
polícia psp
GNR-carro
Entre em contacto

+351 232 087 050
*Chamada para rede fixa nacional

geral@noticiasdeviseu.com
publicidade@noticiasdeviseu.com

Avenida do Convento nº 1, Complexo Conventurispress, Orgens 3510-674 Viseu

Subscrever Newsletter
Fique por dentro das últimas novidades e conteúdo exclusivo.
Procurar
Últimas notícias
Oliveira de Frades Rockfest
Nove bandas de rock e metal em Oliveira de Frades
Viseu
Antigo terreno da estação de comboios de Viseu em hasta por 4,2 ME
Câmara Municipal de Mangualde
Antigo ministro e dirigente socialista Jorge Coelho homenageado a título póstumo em Mangualde
vinho
Exportações de vinho do Dão com ligeira redução em 2023