Novo festival literário de Tondela faz homenagem à Serra do Caramulo

Obras literárias dedicadas às serras serão o ponto de partida de um novo festival literário que vai surgir em fevereiro de 2024, em Tondela, e com o qual a autarquia pretende homenagear o Caramulo.

A primeira edição do festival “Montanha Literária”, que foi hoje anunciada, irá realizar-se de 09 a 11 de fevereiro de 2024.

“Este festival deseja partir de clássicos da literatura mundial que versaram a montanha como tema comum”, nomeadamente “Os Contos da Montanha”, de Miguel Torga, “A Montanha Mágica”, de Thomas Mann, e “Os Gigantes da Montanha”, de Luigi Pirandello, explicou o vice-presidente da Câmara Municipal de Tondela, João Carlos Figueiredo.

De acordo com João Carlos Figueiredo, que tem os pelouros da Cultura e da Educação, o novo festival quer “diferenciar-se, sem estigmatizar”, dos restantes festivais congéneres existentes no país, “criando uma ideia inovadora”.

“A realização de um festival literário pretende constituir-se como um estímulo e alento aos seus participantes, visando uma oportunidade de acesso a bens culturais e conhecimento, tendo como objetivo principal o entretenimento e gosto pela leitura”, considerou, acrescentando que o festival “Montanha Literária” quer também proporcionar “um momento de conhecimento deste vasto e dinâmico território”.

O vice-presidente da autarquia frisou que o tema da montanha é transversal à cidade de Tondela e a toda a região.

“A cidade e o vale em todo o seu concelho que olha o Caramulo, esse mito de gigantes que pode ser uma companhia de teatro ao jeito de Pirandello e dos pássaros, elefantes e polegares que constroem os artífices do teatro local parte desta identidade, mas também os contos de Torga que são a ruralidade e a riqueza brutal”, referiu.

João Carlos Figueiredo realçou a “montanha mágica de Thomas Mann, no ponto coincidente de um herói que se estabelece nos Alpes suíços e ali fica num sanatório com o irmão”.

“Esse gigante adormecido da história que é o Caramulo e esses vultos que são os sanatórios que cruzam a literatura mundial e a importância de um vale e de uma região que cada vez mais merece ser (re)descoberta”, defendeu.

No primeiro dos três dias do festival “Montanha Literária” – cujo programa final será brevemente anunciado – haverá oficinas de escrita nas quatro escolas do segundo e terceiro ciclos do ensino básico. O objetivo é o de que, a partir dos clássicos revisitados, sejam construídos textos para incluir num livro digital.

Nos outros dois dias, os trabalhos decorrerão no Caramulo, onde dois escritores convidados irão refletir sobre aquela serra.

Segundo a autarquia, “alunos e escritores escreverão e pensarão a montanha, criando uma linha de pensamento própria é única, que reúne os clássicos da literatura mundial e textos inéditos sobre o território”, de forma a deixar “um legado único que se pretende seja vinculado e enriquecido ano após ano”.

Partilhar
Autor
Picture of Notícias de Viseu
Notícias de Viseu
Notícias de Viseu é um órgão de informação regionalista, independente, livre de influências políticas, económicas, religiosas ou quaisquer outras, votado à prática de uma informação cuidada, verdadeira e objetiva.

Novidades

1
Académico_de_Viseu
Rui Ferreira é o novo treinador do Académico de Viseu
2
Rossio Viseu
Prejuízo de 1,5 ME nos transportes públicos leva Câmara de Viseu a abrir concurso
3
pexels-boom-12585940
Jornalistas desportivos distinguem Carlos Lopes por mérito internacional
4
Académico_de_Viseu
União de Leiria vence Académico de Viseu no fecho da 33.ª jornada da II Liga

Artigos relacionados

Visita e protocolo Recreio 1
bottle-2032980_1280
thomas-thompson-KEWVZAwkLxQ-unsplash
Prémio Heathy 3
Entre em contacto

+351 232 087 050
*Chamada para rede fixa nacional

geral@noticiasdeviseu.com
publicidade@noticiasdeviseu.com

Avenida do Convento nº 1, Complexo Conventurispress, Orgens 3510-674 Viseu

Subscrever Newsletter
Procurar
Últimas notícias
Visita e protocolo Recreio 1
Câmara de Tondela apoia obras em edifício que acolherá creche no Caramulo
bottle-2032980_1280
Município de Lamego melhora desempenho das estações de tratamento de água
thomas-thompson-KEWVZAwkLxQ-unsplash
Associação do Dão lança projeto turístico que permite experiências rurais
Académico_de_Viseu
Rui Ferreira é o novo treinador do Académico de Viseu