Nova Grande Etar de Nelas III e Sistema Intercetor entrou em funcionamento o tratamento de efluentes domésticos

1541
A ETAR de Nelas III e Sistema Intercetor encontra-se já em fase de arranque, tendo-se iniciado. dia 29, o tratamento dos esgotos domésticos depois de uma fase de cerca de 15 dias de testes dos equipamentos e infraestruturas com água limpa.

Prevê-se para o início do mês de junho o começo do tratamento dos efluentes industriais pré-tratados, estando a Câmara Municipal a realizar um estudo tarifário ajustado a este tratamento na Grande ETAR.

Esta nova grande ETAR de Nelas III e respetivo Sistema Intercetor de 14 Km de novas condutas e 6 estações elevatórias (na ZI Chão do Pisco, em Folhadal, na Póvoa da Roçada, em Fiais – Rua do Mondego, na ZI 1 de Nelas – Ponte e na ZI 1 de Nelas – Nascente), num investimento de cerca de 5 milhões de euros,  financiado pelo POSEUR – Programa Operacional da Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos em 85% de 75% daquele montante, tendo sido realizados trabalhos a mais nestas empreitadas que excedem os 600.000€, tais como, nomeadamente, a pavimentação da estrada entre a Póvoa da Roçada e Nelas, a requalificação da Av. Eurico Amaral ou a pavimentação da Estrada Velha de Nelas a Carvalhal Redondo, Nova Grande ETAR esta que vai servir toda a Freguesia de Nelas, incluindo as suas 2 zonas industriais, estando já preparada no sentido de implementação de um projeto de forma a que as águas residuais tratadas de mais de 1.800m3 diários serem reaproveitadas para uso industrial na Zona Industrial I de Nelas e na Zona Industrial do Chão do Pisco.