NOVA Exposição de Fotografias de Eduardo Teixeira Pinto

Com o tema “A criança sob o olhar de Eduardo Teixeira Pinto”, a Biblioteca D. José Pedro da Silva promove mais uma iniciativa de divulgação do espólio de Eduardo Teixeira Pinto, acolhendo, a partir do dia 1 de julho, uma nova exposição de 27 fotografias, a preto e branco, premiadas a nível nacional e internacional, alusivas aos anos 50, 60 e 70.

A mesma, que decorrerá até dia 31 de outubro, poderá ser visitada, de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 12h30 e das 14h00 às 18h00, respeitando-se a lotação máxima de 15 pessoas, em simultâneo, e o cumprimento das normas de proteção e segurança definidas pela Direção-Geral de Saúde e pela Universidade Católica Portuguesa.

A exposição “a criança sob o olhar de Eduardo Teixeira Pinto” leva-nos até aos anos 50, 60 e 70 do século XX, às aldeias mais isoladas da serra do Marão, com as suas crianças tantas vezes descalças e até mesmo esfomeadas, ou à burguesia da vila e aos sonhos e esperanças dos seus diletos filhos.

As imagens captadas revelam as expressões fortes das crianças, onde nos é mostrado de uma forma clara a coexistência entre a dor e a esperança.

Os seus olhares curiosos, a alegria das suas faces e a sua vivacidade cativaram a atenção do autor de tal forma que nos leva a imaginar histórias para cada uma delas.

Com esta exposição, procura-se homenagear as crianças, com imagens das mais diversas vivências de um quotidiano já distante, no seio de uma realidade que muitos já não se lembram e onde eram passadas muitas das horas das suas vidas.

Algures ignorado num tempo, que não se repetirá, ficou o momento em que olhavam o mundo com aquele espanto natural que só existe nos olhos de uma criança. Olhares carregados com a tranquilidade de quem se sentia acarinhado por alguém, em que a descoberta era o prazer da descoberta, talvez porque ainda não sabiam o sentido daquilo que procuravam.

Trata-se afinal da vontade de crescer sem que isso implique esquecer aquilo que fomos com base num olhar cândido e livre repleto de encontros e achados que nos são oferecidos por este conjunto de fotografias.

 

Eduardo Teixeira Pinto

 

Eduardo da Costa Teixeira Pinto nasceu em Amarante, em 1933 e começou a tirar as suas primeiras fotografias profissionais em 1950, tornando-se expositor desde 1953 em vários salões de fotografia nos cinco continentes.  

Foi membro ativo de diversas comunidades de fotógrafos, nomeadamente «Associação Fotográfica do Porto», «Grupo Câmara» (Coimbra) e «Associação Fotográfica do Sul» (Évora). A sua vasta obra, dotada de um olhar poético sobre a realidade, fizeram de si um dos melhores e mais galardoados fotógrafos portugueses do século XX com fotografias que abordam diversos temas, com destaque para a Natureza e a figura humana, que tão bem soube conciliar.

Com fotografias como «Rodopio», «Igreja de S. Gonçalo», «De Regresso», «Tema de Pintores», «Matinal» e «Quietude», entre outras, obteve inúmeros prémios em Portugal e no estrangeiro, nomeadamente o Grande Prémio de Camões (1960), na época, uma das mais altas distinções a nível nacional.

Falecido em Janeiro de 2009, Eduardo Teixeira Pinto, deixou um espólio fotográfico de valor incalculável sendo vontade da família promover a  sua divulgação com a referida exposição.

Inserido nesse propósito foi publicado um livro, em Dezembro de 2010, Eduardo Teixeira Pinto – A poética da imagem, numa edição com o patrocínio total da empresa Mota Engil, com cerca 230 fotografias de Eduardo Teixeira Pinto agrupadas por temáticas: O Rio, A Nossa Terra, A Nossa Gente, as Festas e Outros Olhares.

O trabalho de Eduardo Teixeira Pinto está patente, desde setembro de 2011, no Museu Amadeo de Souza-Cardoso – Amarante, com uma exposição permanente no primeiro piso daquele equipamento cultural.

Em julho de 2013 foi constituída a Associação para a Criação do Museu Eduardo Teixeira Pinto que em parceria com a Fundação Vicente Risco de Alhariz (Ourense) inaugurou em junho de 2014, no Museu Municipal de Ourense, uma exposição de 70 fotografias denominada “Aos Olhos de Eduardo”. Esta exposição encontra-se em itinerância por várias cidades de Espanha.

A Associação para a Criação do Museu Eduardo Teixeira Pinto, encontra-se instalada na Casa da Granja onde possui uma sala dedicada ao fotógrafo, aberta ao publico desde agosto de 2017, onde pode ser visto um pouco do seu espólio.

Partilhar
Autor
Picture of Notícias de Viseu
Notícias de Viseu
Notícias de Viseu é um órgão de informação regionalista, independente, livre de influências políticas, económicas, religiosas ou quaisquer outras, votado à prática de uma informação cuidada, verdadeira e objetiva.

Novidades

1
Visita e protocolo Recreio 1
Câmara de Tondela apoia obras em edifício que acolherá creche no Caramulo
2
bottle-2032980_1280
Município de Lamego melhora desempenho das estações de tratamento de água
3
Académico_de_Viseu
Rui Ferreira é o novo treinador do Académico de Viseu
4
Prémio Heathy 3
Câmara de Tondela recebe prémio Locais de Trabalho Saudáveis

Artigos relacionados

thomas-thompson-KEWVZAwkLxQ-unsplash
Eventos_CMM
espetáculo teatro
pexels-marina-hinic-199169-730778
Entre em contacto

+351 232 087 050
*Chamada para rede fixa nacional

geral@noticiasdeviseu.com
publicidade@noticiasdeviseu.com

Avenida do Convento nº 1, Complexo Conventurispress, Orgens 3510-674 Viseu

Subscrever Newsletter
Procurar
Últimas notícias
Visita e protocolo Recreio 1
Câmara de Tondela apoia obras em edifício que acolherá creche no Caramulo
bottle-2032980_1280
Município de Lamego melhora desempenho das estações de tratamento de água
thomas-thompson-KEWVZAwkLxQ-unsplash
Associação do Dão lança projeto turístico que permite experiências rurais
Académico_de_Viseu
Rui Ferreira é o novo treinador do Académico de Viseu