Nova ETAR de Silgueiros e Oliveira de Barreiros reforça aposta de Viseu na área ambiental

Executivo viseense aprovou hoje adjudicação do contrato para construção da infraestrutura, um investimento que ronda os 3,5 milhões de euros

O Município de Viseu vai avançar com a construção da ETAR de nova geração em Silgueiros e Oliveira de Barreiros, depois de hoje ter ratificado a decisão do Conselho de Administração dos SMAS. A empreitada será levada a cabo pelo consórcio Floponor, S.A. / Ovava Engenharia, Lda. Na reunião de Câmara de hoje, o Executivo aprovou ainda os critérios do novo concurso para criação do CRO | Canil e Gatil, após as dificuldades verificadas no primeiro procedimento, onde não apareceram interessados.

No que respeita à nova ETAR, “o objetivo é garantir o tratamento adequado das águas residuais domésticas da freguesia de Silgueiros e das povoações de Oliveira de Barreiros e Póvoa de Muscos, na freguesia de S João de Lourosa, de acordo com os requisitos e processos mais avançados, definidos pela legislação mais recente e desativar as ETARs de Passos de Silgueiros e Lages de Silgueiros. Esperamos, através desta infraestrutura, melhorar as condições de vida e saúde pública de mais de 3000 viseenses”, explica Conceição Azevedo, Presidente da Câmara Municipal de Viseu.

A ETAR de Silgueiros e Oliveira de Barreiros representa um “salto qualitativo” no que respeita à preservação do ambiente, já que dispõe de sistema de tratamento avançado, com remoção de azoto total e fósforo total. Além disso, permitirá cumprir parâmetros impostos por lei, garantindo uma redução de 20% dos VLE no efluente na época de estiagem, respondendo assim às orientações da Agência Portuguesa do Ambiente. Paralelamente, a sua implementação permitirá ainda desativar quatro ETAR e duas fossas séticas coletivas, o que resultará num aumento da eficiência dos recursos humanos e materiais afetos à atual operação das ETAR existentes, com uma redução dos custos por via de uma economia de escala.

A empreitada compreende a interligação das redes existentes, pequenas ampliações que permitirão servir alguns locais que atualmente não estão dotados de redes de saneamento básico, e uma nova ETAR. Saliente-se que já estão concluídas grande parte das redes de coletores de águas residuais domésticas que servem a Freguesia de Silgueiros e as povoações de Oliveira de Barreiros e Póvoa de Muscoso na freguesia de São João de Lourosa, no concelho de Viseu. “Para além de outros benefícios, esta obra permite assegurar a preservação do meio ambiente e a qualidade de vida dos viseenses, introduzindo também um fator de atratividade que pode fazer a diferença quando se trata de captar e fixar novos habitantes ou novos investimentos para a região”, conclui Conceição Azevedo.

Partilhar
Autor
Notícias de Viseu
Notícias de Viseu
Notícias de Viseu é um órgão de informação regionalista, independente, livre de influências políticas, económicas, religiosas ou quaisquer outras, votado à prática de uma informação cuidada, verdadeira e objetiva.

Novidades

1
pexels-pixabay-47730
Quase 100 pessoas impedidas de entrar em recintos desportivos em 2024 – APCVD
2
CINFAES
Câmara de Cinfães atribui mais de 100 mil euros em 216 bolsas de estudo
3
santa comba dão
Autarca de Santa Comba Dão considera que “há outras maneiras” de celebrar democracia
4
Oliveira de Frades Rockfest
Nove bandas de rock e metal em Oliveira de Frades

Artigos relacionados

Acidente carro
Viseu
urgências médico hospital
Viseu
Entre em contacto

+351 232 087 050
*Chamada para rede fixa nacional

geral@noticiasdeviseu.com
publicidade@noticiasdeviseu.com

Avenida do Convento nº 1, Complexo Conventurispress, Orgens 3510-674 Viseu

Subscrever Newsletter
Fique por dentro das últimas novidades e conteúdo exclusivo.
Procurar
Últimas notícias
pexels-pixabay-47730
Quase 100 pessoas impedidas de entrar em recintos desportivos em 2024 – APCVD
Acidente carro
Colisão entre motociclo e veículo ligeiro em Viseu provoca uma vítima mortal
CINFAES
Câmara de Cinfães atribui mais de 100 mil euros em 216 bolsas de estudo
santa comba dão
Autarca de Santa Comba Dão considera que “há outras maneiras” de celebrar democracia