Municípios portugueses amigos das famílias reconhecidos na Europa

A Associação Portuguesa de Famílias Numerosas assinou um protocolo com a ELFAC – Confederação Europeia de Famílias Numerosas dia 5, em Barcelona, com o objetivo de reconhecer os municípios distinguidos como ‘Autarquias Familiarmente Responsáveis’ na Rede Europeia de Municípios Amigos da Família.

Com a integração na Rede Europeia de Municípios Amigos da Família, os 77 concelhos Portugueses que receberam a bandeira verde por terem mantido ou adotado políticas familiares em 2019 vão poder ser incluídos, caso formalizem essa intenção (através do preenchimento de um formulário), no registo da Rede, bem como vão poder ostentar o selo da Rede Europeia.

A partilha de boas práticas e de informação com outros municípios, a par de participar em eventos organizados pela Rede Europeia, são outras das valências da integração neste projeto europeu.

A Rede Europeia de Municípios Amigos da Família, formalmente constituída em 2018 pela ELFAC, promove políticas locais a favor do bem-estar das famílias. O objetivo da rede é definir um padrão comum de políticas familiares de qualidade na Europa, para estabelecer a médio prazo uma certificação europeia nesta matéria.

«As autarquias portuguesas mais amigas das famílias ficam assim integradas num vasto movimento, rumo a uma Europa amiga da família», evidencia Rita Mendes Correia, presidente da Associação Portuguesa de Famílias Numerosas (APFN).

Para a responsável da APFN, «o reforço dos apoios às famílias é fundamental para a construção de um país sustentável em termos sociais, mas também económicos».

As distinções aos concelhos portugueses de ‘Autarquias Familiarmente Responsáveis’ são resultado de um trabalho desenvolvido pelo Observatório das Autarquias Familiarmente Responsáveis (OAFR), uma iniciativa da APFN, criado em 2008.

Em 2019, a 11ª edição do OAFR reconheceu 77 autarquias nacionais, o que representa 25% da totalidade de municípios portugueses. Os distritos com maior número de autarquias distinguidas foram os distritos de Coimbra (12), Lisboa (8) e Santarém (8).

Partilhar
Autor
Notícias de Viseu
Notícias de Viseu
Notícias de Viseu é um órgão de informação regionalista, independente, livre de influências políticas, económicas, religiosas ou quaisquer outras, votado à prática de uma informação cuidada, verdadeira e objetiva.

Novidades

1
Acidente carro
Colisão entre motociclo e veículo ligeiro em Viseu provoca uma vítima mortal
2
Viseu
Centro histórico de Viseu sem carros ao fim de semana até setembro
3
urgências médico hospital
Hospital de Viseu com central de esterilização informatizada
4
Viseu
Antigo terreno da estação de comboios de Viseu em hasta por 4,2 ME

Artigos relacionados

CINFAES
santa comba dão
Oliveira de Frades Rockfest
Câmara Municipal de Mangualde
Entre em contacto

+351 232 087 050
*Chamada para rede fixa nacional

geral@noticiasdeviseu.com
publicidade@noticiasdeviseu.com

Avenida do Convento nº 1, Complexo Conventurispress, Orgens 3510-674 Viseu

Subscrever Newsletter
Fique por dentro das últimas novidades e conteúdo exclusivo.
Procurar
Últimas notícias
Acidente carro
Colisão entre motociclo e veículo ligeiro em Viseu provoca uma vítima mortal
CINFAES
Câmara de Cinfães atribui mais de 100 mil euros em 216 bolsas de estudo
santa comba dão
Autarca de Santa Comba Dão considera que “há outras maneiras” de celebrar democracia
Viseu
Centro histórico de Viseu sem carros ao fim de semana até setembro