A Associação de Municípios do Baixo Tâmega anunciou hoje a aprovação de uma candidatura para intervir no Mosteiro de Ancede, Baião, na Igreja de Santo Isidoro, Marco de Canaveses, e criar um centro interpretativo em Veade, Celorico de Basto.
Segundo a associação, a candidatura apresenta um investimento elegível de cerca de 740 mil euros e foi aprovada no âmbito do Norte 2020, no contexto da Rota do Românico, prevendo a recuperação, conservação e salvaguarda daqueles monumentos.
Citado num comunicado da Associação de Municípios do Baixo Tâmega (AMBT), o seu presidente e autarca de Baião, Paulo Pereira, assinala que “a aprovação desta candidatura mostra a vitalidade e a importância deste tipo de entidades na região, capazes de captar investimentos supramunicipais”.
Segundo a AMBT, “as áreas de intervenção da Rota do Românico, centradas na conservação e valorização do património cultural, têm vindo a promover a crescente afirmação deste projeto como valioso fator de desenvolvimento”.
A AMBT compreende os municípios de Amarante, Baião e Marco de Canaveses, do distrito do Porto, Celorico de Basto, distrito de Braga, e Resende, distrito de Viseu.