Município de Viseu investe, em seis anos, 10 milhões de euros no apoio ao desporto e atividade física

1906

Entre 2013 e 2020, o número de viseenses que praticam desporto com o apoio da autarquia subiu para 12 mil. Registou-se um aumento de 1600 atletas no concelho

Viseu assume-se cada vez mais como um concelho comprometido com o desporto, o bem-estar e a qualidade de vida. Entre 2014 e 2020, o Município investiu cerca de 10 milhões de euros no Programa de Apoio ao Desporto e Atividade Física (PADAF), contribuindo diretamente para projetos e atividades desenvolvidas pelos clubes locais. A aposta, transversal a todas as freguesias, provocou o aumento do número de atletas, com especial destaque para o sexo feminino, onde o crescimento atingiu 350% (350 para 1200).

Apesar das dificuldades criadas pela pandemia, a autarquia entendeu manter todos os apoios e compromissos assumidos com os clubes desportivos do concelho. Assim, o Executivo municipal aprovou hoje, em reunião de câmara, mais de 170 mil euros destinados a diferentes contratos-programa para o desenvolvimento desportivo. Um destes investimentos, num montante que ronda os 125 mil euros, destina-se à requalificação e colocação de relvado sintético no campo do Grupo Desportivo de Silgueiros.

Aliás, este é apenas um dos três campos relvados de que o concelho passará a dispor. “Na próxima reunião de câmara submeteremos à aprovação um contrato-programa para a colocação de relvado sintético no Campo dos Leões da Beira, um investimento de 150 mil euros por parte do Município”, anunciou António Almeida Henriques, Presidente do Município de Viseu. O autarca referiu ainda que o clube Viseu 2001 já assumiu a vontade de implementar a mesma estrutura no Campo da Paradinha, candidatura que se concretizará no próximo ano. “Estes, assim como muitos outros investimentos, têm sido realizados em todo o território, nomeadamente em freguesias de baixa densidade”, afirmou o autarca.