Município de Viseu investe 860 mil euros em obra fulcral para mobilidade do concelho

Processo contou com empenho e dedicação do Presidente António Almeida Henriques, que decidiu avançar com intervenção que compete ao Estado Central

Realizou-se hoje a consignação da obra de acesso a Rio de Loba (rotunda do antigo matadouro), momento que marcou também o arranque dos trabalhos. A intervenção inclui a execução de uma nova rotunda e o alargamento de um troço da EN229, que faz a ligação entre Viseu e Satão.

“Era da mais inteira justiça que estivesse aqui o Presidente António Almeida Henriques, que desde o primeiro minuto se bateu por esta obra. Tudo fez para que hoje pudéssemos estar aqui”, afirmou Conceição Azevedo, Presidente da Câmara Municipal de Viseu, durante o ato de consignação. O momento contou com a presença de toda a equipa do Executivo municipal, bem como dos Presidentes das Juntas de Freguesia de Rio de Loba e Viseu, o que demonstra bem a importância da intervenção para o concelho.

Recorde-se que a obra de acesso a Rio de Loba era uma das prioridades identificadas por António Almeida Henriques no que respeita à mobilidade na cidade de Viriato. Com o arranque da obra – que se junta ao alargamento da Estrada Nacional 16, em fase de conclusão, e o novo acesso à Avenida da Europa, com o prolongamento da Avenida António José de Almeida, já concluído, – ficam dados os passos necessários para elevar as condições de mobilidade em Viseu, com benefícios diretos para as populações do concelho.

“Esta é uma obra fundamental em termos de acessibilidades para todo o Norte do concelho de Viseu, e em especial para Rio de Loba”, lembra João Paulo Gouveia, Vice-Presidente da autarquia. Uma afirmação corroborada por Carlos Gama, Presidente da Junta de Freguesia de Rio de Loba: “Uma obra reivindicada há muitos anos e muito importante para Rio de Loba e para a sua população. Fica também como marco do princípio da requalificação da EN229, pelo que só posso agradecer ao Município de Viseu todo o empenho colocado neste processo. Hoje é o dia em que o sonho se torna realidade”.

Saliente-se que a proposta inicial de adjudicação da intervenção em questão, remonta há três anos. Após um longo processo, primeiro com as Infraestruturas de Portugal, e depois devido a negociações de expropriação, a obra foi finalmente desbloqueada. Para além da execução da rotunda e o alargamento do troço de estrada, os trabalhos incluem execução de muros de suporte em betão armado e muros de vedação; lancis nos limites do arruamento, passeios e rotunda; passeios em calçada de vidraço branco; sinalização rodoviária (horizontal e vertical); zonas verdes (Plantações, sementeiras e rede de rega); rede de abastecimento de água; rede de drenagem de águas residuais domésticas; rede de drenagem de águas pluviais; infraestruturas elétricas e de telecomunicações.

A complexidade da intervenção, e as dificuldades ao longo de todo o processo, foram também referidas por Diamantino Santos, Presidente da Junta de Freguesia de Viseu: “Devemos também ao Presidente António Almeida Henriques, pela dedicação e total empenho que colocou neste projeto, a concretização desta obra estruturante que servirá as duas maiores freguesias do concelho”.

Aliás, o empenho de António Almeida Henriques e do Município de Viseu contrasta, de certa forma, com a posição do Governo. “Apesar de se tratar de uma intervenção que compete ao Estado Central, já que a estrada não é municipal, a autarquia mais uma vez não teve dúvidas em avançar e em colocar em primeiro lugar as preocupações dos viseenses. Trata-se de um investimento avultado, 860 mil euros, 100% proveniente dos cofres do Município, que mais uma vez substitui o Estado Central”, critica João Paulo Gouveia. Por seu lado, Conceição Azevedo prefere destacar o momento como mais uma “homenagem ao Presidente”. “Estamos unidos e muito empenhados, toda a equipa que António Almeida Henriques escolheu, em concretizar o sonho que sonhou para Viseu”, conclui.

Partilhar
Autor
Picture of Notícias de Viseu
Notícias de Viseu
Notícias de Viseu é um órgão de informação regionalista, independente, livre de influências políticas, económicas, religiosas ou quaisquer outras, votado à prática de uma informação cuidada, verdadeira e objetiva.

Novidades

1
caramulo carros
Produção em série de viaturas elétricas arrancou hoje na Stellantis de Mangualde
2
app comida
Vouzela vai ter incubadora de projetos gastronómicos
3
Keys The Door The Background Key Castle House
Castro Daire aprova taxa mínima de IMI e redução mediante o agregado familiar
4
Incêndios: Nelas ativa Plano Municipal de Emergência e Proteção Civil

Artigos relacionados

aviao-voando-em-um-ceu-nublado_144627-132
camara-municipal-de-viseu
Académico_de_Viseu
Rossio Viseu
Entre em contacto

+351 232 087 050
*Chamada para rede fixa nacional

geral@noticiasdeviseu.com
publicidade@noticiasdeviseu.com

Avenida do Convento nº 1, Complexo Conventurispress, Orgens 3510-674 Viseu

Subscrever Newsletter
Procurar
Últimas notícias
caramulo carros
Produção em série de viaturas elétricas arrancou hoje na Stellantis de Mangualde
app comida
Vouzela vai ter incubadora de projetos gastronómicos
Keys The Door The Background Key Castle House
Castro Daire aprova taxa mínima de IMI e redução mediante o agregado familiar
Incêndios: Nelas ativa Plano Municipal de Emergência e Proteção Civil