Município de Viseu e Direção-Geral do Património Cultural assinam protocolo de cooperação

Cerimónia que valida a criação da Reserva Municipal de Materiais Arqueológicos decorre esta quarta-feira na Casa do Miradouro e conta com a presença da Ministra da Cultura

O Município de Viseu e a Direção-Geral do Património Cultural assinam esta quarta-feira, 27 de maio, um protocolo de cooperação, tendo em vista a criação da Reserva Municipal de Materiais Arqueológicos no Polo Arqueológico de Viseu.
A cerimónia decorre pelas 18h30, nos Jardins da Casa do Miradouro, e conta com a presença da Ministra da Cultura, Graça Fonseca.
“Esta protocolo é estruturante na política de salvaguarda e valorização patrimonial de uma cidade com 2500 anos, como Viseu. É também um exemplo de boa cooperação entre o Estado Central e o Município”, entende o Presidente da Câmara Municipal, António Almeida Henriques.
Esta Reserva Municipal reunirá o espólio resultante de trabalhos arqueológicos realizados e a realizar na área do concelho de Viseu, tanto os promovidos pela autarquia como por outras entidades ou investigadores.
“Este novo serviço representa em Viseu um avanço civilizacional, e sem retorno, na defesa do nosso património arqueológico. É uma garantia de salvaguarda dos seus bens, mas também de valorização cultural da nossa história”, refere, por seu lado, o Vereador da Cultura, Jorge Sobrado.
Para este efeito, o Município de Viseu disponibilizou um espaço com condições de depósito adequadas para espólio arqueológico, na Casa do Miradouro; elaborou um regulamento de funcionamento e gestão da Reserva Municipal de Materiais Arqueológicos de onde constem, nomeadamente, os critérios de organização das coleções arqueológicas que integrem a reserva; garante o tratamento e conservação dos bens em depósito; e garante os meios humanos adequados, integrando técnicos qualificados da área.
Promover a investigação e a divulgação dos materiais arqueológicos à sua guarda e desenvolver no Polo Arqueológico de Viseu iniciativas de sensibilização para a importância do património cultural e em particular para o património arqueológico são outras das missões da Reserva Municipal.

Partilhar
Autor
Picture of Notícias de Viseu
Notícias de Viseu
Notícias de Viseu é um órgão de informação regionalista, independente, livre de influências políticas, económicas, religiosas ou quaisquer outras, votado à prática de uma informação cuidada, verdadeira e objetiva.

Novidades

1
Visita e protocolo Recreio 1
Câmara de Tondela apoia obras em edifício que acolherá creche no Caramulo
2
bottle-2032980_1280
Município de Lamego melhora desempenho das estações de tratamento de água
3
Académico_de_Viseu
Rui Ferreira é o novo treinador do Académico de Viseu
4
Prémio Heathy 3
Câmara de Tondela recebe prémio Locais de Trabalho Saudáveis

Artigos relacionados

thomas-thompson-KEWVZAwkLxQ-unsplash
Eventos_CMM
espetáculo teatro
pexels-marina-hinic-199169-730778
Entre em contacto

+351 232 087 050
*Chamada para rede fixa nacional

geral@noticiasdeviseu.com
publicidade@noticiasdeviseu.com

Avenida do Convento nº 1, Complexo Conventurispress, Orgens 3510-674 Viseu

Subscrever Newsletter
Procurar
Últimas notícias
Visita e protocolo Recreio 1
Câmara de Tondela apoia obras em edifício que acolherá creche no Caramulo
bottle-2032980_1280
Município de Lamego melhora desempenho das estações de tratamento de água
thomas-thompson-KEWVZAwkLxQ-unsplash
Associação do Dão lança projeto turístico que permite experiências rurais
Académico_de_Viseu
Rui Ferreira é o novo treinador do Académico de Viseu