Município de Viseu disponibiliza hoje cartografia de defesa da floresta contra incêndios

Cartografia detalhada e atualizada constitui uma importante ferramenta de apoio às operações de combate a fogos, rescaldo e vigilância

O Presidente da Câmara Municipal de Viseu reúne esta sexta-feira a Comissão Municipal de Proteção Civil, criada em 2016, tendo em vista apresentar e disponibilizar aos agentes da Proteção Civil a cartografia das redes de defesa da floresta contra incêndios, detalhada e atualizada.

Esta cartografia informativa constitui uma importante ferramenta de apoio às operações de 1.ª intervenção no combate a fogos, rescaldo e vigilância nos “teatros de operações”, tendo o objetivo de aumentar a eficiência das intervenções e também os níveis de segurança dos agentes.

Entre as informações reunidas neste plano estão os registos das áreas de regime florestal, das áreas protegidas e das áreas ardidas no último ano superiores a 5 hectares, a identificação da rede viária florestal operacional e respetiva tipologia de veículo, da rede de pontos de água operacional e das zonas potenciais de perigo.

A base cartográfica permite uma fácil leitura do território e de todo sistema de defesa e combate disponível, uniformizando ainda a linguagem entre as diversas entidades envolvidas na Proteção Civil municipal.

Nesta reunião será também apresentada a rede municipal de pontos de água para abastecimento dos meios aéreos, terrestres e mistos.

Para o Presidente da Câmara Municipal de Viseu, Almeida Henriques, “o planeamento e uma boa informação são indispensáveis à eficiência e eficácia do dispositivo municipal de proteção civil. Hoje damos mais um passo importante na qualificação do nosso sistema local de combate a incêndios, nomeadamente em contexto florestal. Há um caminho exigente para fazer, mas hoje cumprimos mais um passo necessário e importante”.

J.Sobrado

Partilhar
Autor
Picture of Notícias de Viseu
Notícias de Viseu
Notícias de Viseu é um órgão de informação regionalista, independente, livre de influências políticas, económicas, religiosas ou quaisquer outras, votado à prática de uma informação cuidada, verdadeira e objetiva.

Novidades

1
Académico_de_Viseu
Marítimo empata em Viseu e falha acesso ao play-off de subida à I Liga
2
tondela
AVS perde, mas garante play-off de subida com empate do Marítimo
3
2024-05-19 CerimoniaDoacao_Conferencia_HumbertoDelgado_imagem
ENTREVISTA: Fotografias da campanha de Humberto Delgado escondidas durante 50 anos descobertas em Lamego
4
Museu Terras de Besteiros 1
Museu Terras de Besteiros cria roteiros para alunos do segundo ciclo em Tondela

Artigos relacionados

pexels-blooddrainer-566496
Viseu Sé
polícia psp
espetáculo teatro
Entre em contacto

+351 232 087 050
*Chamada para rede fixa nacional

geral@noticiasdeviseu.com
publicidade@noticiasdeviseu.com

Avenida do Convento nº 1, Complexo Conventurispress, Orgens 3510-674 Viseu

Subscrever Newsletter
Procurar
Últimas notícias
Académico_de_Viseu
Marítimo empata em Viseu e falha acesso ao play-off de subida à I Liga
tondela
AVS perde, mas garante play-off de subida com empate do Marítimo
pexels-blooddrainer-566496
Mata do Fontelo, em Viseu, vai ser classificada monumento nacional 
Viseu Sé
Diocese de Viseu com menos 34 padres no ativo do que em 2015