Município de Viseu disponibiliza hoje cartografia de defesa da floresta contra incêndios

2843

Cartografia detalhada e atualizada constitui uma importante ferramenta de apoio às operações de combate a fogos, rescaldo e vigilância

O Presidente da Câmara Municipal de Viseu reúne esta sexta-feira a Comissão Municipal de Proteção Civil, criada em 2016, tendo em vista apresentar e disponibilizar aos agentes da Proteção Civil a cartografia das redes de defesa da floresta contra incêndios, detalhada e atualizada.

Esta cartografia informativa constitui uma importante ferramenta de apoio às operações de 1.ª intervenção no combate a fogos, rescaldo e vigilância nos “teatros de operações”, tendo o objetivo de aumentar a eficiência das intervenções e também os níveis de segurança dos agentes.

Entre as informações reunidas neste plano estão os registos das áreas de regime florestal, das áreas protegidas e das áreas ardidas no último ano superiores a 5 hectares, a identificação da rede viária florestal operacional e respetiva tipologia de veículo, da rede de pontos de água operacional e das zonas potenciais de perigo.

A base cartográfica permite uma fácil leitura do território e de todo sistema de defesa e combate disponível, uniformizando ainda a linguagem entre as diversas entidades envolvidas na Proteção Civil municipal.

Nesta reunião será também apresentada a rede municipal de pontos de água para abastecimento dos meios aéreos, terrestres e mistos.

Para o Presidente da Câmara Municipal de Viseu, Almeida Henriques, “o planeamento e uma boa informação são indispensáveis à eficiência e eficácia do dispositivo municipal de proteção civil. Hoje damos mais um passo importante na qualificação do nosso sistema local de combate a incêndios, nomeadamente em contexto florestal. Há um caminho exigente para fazer, mas hoje cumprimos mais um passo necessário e importante”.

J.Sobrado