Município de Viseu conquista Bandeira Verde ECOXXI pela primeira vez

Este ano, 13 estabelecimentos de ensino viseenses assumem-se também como Eco-Escolas, vendo assim reconhecidos os esforços desenvolvidos na área ambiental

 

O Município de Viseu acaba de ser distinguido, pela primeira vez, com a Bandeira Verde ECOXXI, edição de 2021. Os resultados foram ontem divulgados durante uma cerimónia que decorreu em Santo Tirso. Saliente-se ainda o trabalho de 13 estabelecimentos de ensino do concelho, reconhecidos publicamente como Eco-Escolas.

A Bandeira Verde ECOXXI é um programa coordenado pela ABAE – Associação Bandeira Azul da Europa, que simboliza um compromisso pela sustentabilidade. Tem como objetivos identificar e reconhecer as boas práticas ambientais e sociais dos territórios em Portugal, e desafiar as entidades governamentais e a população em geral a projetar a construção de um futuro melhor.

Saliente-se que, no que respeita aos municípios, o programa analisa anualmente 21 indicadores e 65 subindicadores, para identificar e galardoar aqueles que de facto têm boas práticas de sustentabilidade. Este reconhecimento vem comprovar o intenso trabalho que o Município de Viseu tem desenvolvido na área do ambiente e da sustentabilidade, ao longo dos últimos anos.

Num dos critérios analisados para este galardão – as Eco-Escolas – Viseu volta a bater recordes, contando com 13 estabelecimentos de ensino distinguidos em 2020/2021. No ano anterior, Viseu tinha alcançado 9 Eco-Escolas, consolidando desta forma uma tendência de crescimento que já se verificava desde 2017. Neste caso, a distinção reconhece o mérito dos estabelecimentos de ensino na concretização de vários objetivos ambientais e de sustentabilidade, nomeadamente um plano de ação alusivo aos temas da Água, Energia, Resíduos, Ar e/ou Espaços Exteriores.

Este é um prémio que reconhece o mérito dos estabelecimentos de ensino na concretização dos objetivos ambientais. Viseu é um dos municípios parceiros deste programa ao comparticipar, todos os anos, as inscrições dos estabelecimentos de ensino. Apesar do confinamento durante o 3º período escolar, verificou-se um esforço das escolas em colmatar as condicionantes existentes, incentivando os alunos à continuidade do trabalho a partir de casa, adaptados à aprendizagem, junto da família.

“Julgo que ninguém terá dúvidas de que Viseu está cada vez mais verde e sustentável, justificando em pleno a designação de Cidade-Jardim”, afirma Conceição Azevedo, Presidente da Câmara Municipal viseense.

Partilhar
Autor
Picture of Notícias de Viseu
Notícias de Viseu
Notícias de Viseu é um órgão de informação regionalista, independente, livre de influências políticas, económicas, religiosas ou quaisquer outras, votado à prática de uma informação cuidada, verdadeira e objetiva.

Novidades

1
Visita e protocolo Recreio 1
Câmara de Tondela apoia obras em edifício que acolherá creche no Caramulo
2
bottle-2032980_1280
Município de Lamego melhora desempenho das estações de tratamento de água
3
thomas-thompson-KEWVZAwkLxQ-unsplash
Associação do Dão lança projeto turístico que permite experiências rurais
4
Prémio Heathy 3
Câmara de Tondela recebe prémio Locais de Trabalho Saudáveis

Artigos relacionados

Académico_de_Viseu
Rossio Viseu
espetáculo teatro
pexels-los-muertos-crew-8460033 (1)
Entre em contacto

+351 232 087 050
*Chamada para rede fixa nacional

geral@noticiasdeviseu.com
publicidade@noticiasdeviseu.com

Avenida do Convento nº 1, Complexo Conventurispress, Orgens 3510-674 Viseu

Subscrever Newsletter
Procurar
Últimas notícias
Visita e protocolo Recreio 1
Câmara de Tondela apoia obras em edifício que acolherá creche no Caramulo
bottle-2032980_1280
Município de Lamego melhora desempenho das estações de tratamento de água
thomas-thompson-KEWVZAwkLxQ-unsplash
Associação do Dão lança projeto turístico que permite experiências rurais
Académico_de_Viseu
Rui Ferreira é o novo treinador do Académico de Viseu