Município de Viseu conquista Bandeira Verde ECOXXI pela primeira vez

1425

Este ano, 13 estabelecimentos de ensino viseenses assumem-se também como Eco-Escolas, vendo assim reconhecidos os esforços desenvolvidos na área ambiental

 

O Município de Viseu acaba de ser distinguido, pela primeira vez, com a Bandeira Verde ECOXXI, edição de 2021. Os resultados foram ontem divulgados durante uma cerimónia que decorreu em Santo Tirso. Saliente-se ainda o trabalho de 13 estabelecimentos de ensino do concelho, reconhecidos publicamente como Eco-Escolas.

A Bandeira Verde ECOXXI é um programa coordenado pela ABAE – Associação Bandeira Azul da Europa, que simboliza um compromisso pela sustentabilidade. Tem como objetivos identificar e reconhecer as boas práticas ambientais e sociais dos territórios em Portugal, e desafiar as entidades governamentais e a população em geral a projetar a construção de um futuro melhor.

Saliente-se que, no que respeita aos municípios, o programa analisa anualmente 21 indicadores e 65 subindicadores, para identificar e galardoar aqueles que de facto têm boas práticas de sustentabilidade. Este reconhecimento vem comprovar o intenso trabalho que o Município de Viseu tem desenvolvido na área do ambiente e da sustentabilidade, ao longo dos últimos anos.

Num dos critérios analisados para este galardão – as Eco-Escolas – Viseu volta a bater recordes, contando com 13 estabelecimentos de ensino distinguidos em 2020/2021. No ano anterior, Viseu tinha alcançado 9 Eco-Escolas, consolidando desta forma uma tendência de crescimento que já se verificava desde 2017. Neste caso, a distinção reconhece o mérito dos estabelecimentos de ensino na concretização de vários objetivos ambientais e de sustentabilidade, nomeadamente um plano de ação alusivo aos temas da Água, Energia, Resíduos, Ar e/ou Espaços Exteriores.

Este é um prémio que reconhece o mérito dos estabelecimentos de ensino na concretização dos objetivos ambientais. Viseu é um dos municípios parceiros deste programa ao comparticipar, todos os anos, as inscrições dos estabelecimentos de ensino. Apesar do confinamento durante o 3º período escolar, verificou-se um esforço das escolas em colmatar as condicionantes existentes, incentivando os alunos à continuidade do trabalho a partir de casa, adaptados à aprendizagem, junto da família.

“Julgo que ninguém terá dúvidas de que Viseu está cada vez mais verde e sustentável, justificando em pleno a designação de Cidade-Jardim”, afirma Conceição Azevedo, Presidente da Câmara Municipal viseense.