Município de Viseu celebra 14 contratos de financiamento à Cultura no valor de 600 mil euros

2016

Projetos independentes foram vencedores nos concursos do VISEU CULTURA, nas linhas “Programar” e “Animar”

A Câmara Municipal de Viseu celebrou esta segunda-feira, 9 de março, em ato público, 14 contratos de financiamento a projetos culturais independentes, num valor de 600 mil euros, que terão lugar durante o ano de 2020.

Os apoios resultam dos concursos lançados pelo programa VISEU CULTURA, nas linhas “Programar” (para financiamento de festivais e eventos) e “Animar” (para animação de património cultural).

Ao financiamento municipal direto soma-se ainda um apoio não financeiro de 150 mil euros, através da cedência de meios e equipamentos municipais, recursos de comunicação, redução ou isenção de taxas, entre outras.

Do evento participaram o Presidente da Câmara Municipal de Viseu, António Almeida Henriques, e o Vereador da Cultura e Património, Jorge Sobrado.

Na ocasião, o Presidente da Câmara exprimiu o desejo de que “os atores culturais executem os projetos – e que os executem bem. São esses os seus compromissos com a comunidade”.

António Almeida Henriques lembrou ainda os princípios nos quais assenta o programa VISEU CULTURA: “universalidade e democraticidade do acesso aos financiamentos municipais, mérito das propostas e transparência de critérios, regras e decisões”.

Confirmando-se os resultados para 2020 das outras duas linhas de apoio (“Criar” e “Revitalizar” apresentaram as classificações atribuídas pelo Júri a audiência de concorrentes), o Município deverá alcançar, ao cabo de três anos de funcionamento do VISEU CULTURA, um volume de financiamentos diretos no valor de 2,4 milhões de euros, distribuídos por 134 projetos. 90% deste financiamento é atribuído a instituições e atores culturais da região de Viseu.

Para 2020 e 2021, o júri do programa é constituído por Agostinho Ribeiro, Ana Carvalho, Carlos Pimenta e Ana Isabel Strindberg, a título de especialistas independentes, sendo presidido pelo Vereador da Cultura e Património, Jorge Sobrado.

 

Em 2018 e 2019, os projetos apoiados pelo VISEU CULTURA representaram público de 202.000 pessoas distribuídas por 852 espetáculos e 66 eventos.