Município de Viseu aprova novo Centro de Recolha Oficial e reforça investimento no bem-estar animal

Viseu vai passar a dispor de um Centro de Recolha Oficial (CRO) para dar resposta ao elevado número de animais que existem no concelho e fazer face a situações que podem colocar em risco a segurança, higiene e saúde pública. O Executivo municipal aprovou hoje o projeto para o espaço, um investimento superior a 350 mil euros, que ficará situado junto ao recinto da Feira do Gado, em Rio de Loba.

“O número de animais errantes recolhidos pela autarquia, juntamente com a Associação Cantinho Animais Abandonados de Viseu, já ronda os 800 por ano, o que demonstra bem a necessidade de uma estrutura como o CRO. Trata-se de um espaço fundamental para assegurar o controlo premente dos animais de companhia e prevenir ameaças à saúde pública”, explica João Paulo Gouveia, Vereador das Freguesias e Desenvolvimento Rural, Equipamento Rural e Urbano. Saliente-se que os CRO têm por objetivo sanitário primordial a vigilância de zoonoses graves, como é o caso da raiva, quase sempre mortal, e o controlo da propagação de outras como leishmaniose, equinococose/hidatidose, sarnas e tinhas. Estas doenças podem transmitir-se ao Homem, constituindo por isso problemas de Saúde Pública.

O projeto desenvolvido pela autarquia para o CRO de Viseu, prevê um pavilhão de serviços que inclui enfermaria, sala de esterilização, sala de recobro, sala de limpeza e lavagem de animais, sala de lavagem de material, gabinete Médico Veterinário, sala de arrumo de equipamento para captura de animais e sala de pessoal e vestiário. Paralelamente, o espaço será também dotado de um pavilhão de alojamento de animais, com boxes que podem alojar cerca de 60 a 70 canídeos e felídeos, uma boxe para outras espécies, quando necessário (equídeos ou outros), três celas para animais perigosos, duas celas de quarentena e uma cela de maternidade. O prazo estimado de execução do projeto – que está pronto para lançar a concurso – é de 168 dias e a obra contará com uma comparticipação de 50 mil euros prevista em no Orçamento de Estado.

“Somos um Município amigo dos animais e temos vindo, consistentemente, a promover políticas de promoção do bem-estar animal. Com esta estrutura vamos reforçar o apoio que nos últimos anos destinamos à causa animal, estimado em cerca de 100 mil euros”, adianta João Paulo Gouveia. Recentemente, a autarquia estabeleceu protocolos com a Associação Hípica e Psicomotora de Viseu – AHPV e a Associação RAV – Resgate Animal de Viseu. Neste último caso, o objetivo foi apoiar e promover a adoção responsável de cães e gatos, enquanto que o protocolo com a AHPV garante um local, com todas as condições necessárias, para acolher equinos maltratados.

Anualmente, é também celebrado um protocolo de colaboração entre o Município de Viseu e a Associação Cantinho dos Animais Abandonados de Viseu, com o objetivo de assegurar a esterilização dos animais abandonados do Concelho, no valor de 15 mil euros (financiamento atribuído pela DGAV e gerido pela autarquia). Em 2018, 2019 e 2020 o Município de Viseu, através deste mecanismo, apoiou a esterilização de 327, 367 e 362 (respetivamente) animais de companhia.

Aliás, a Associação Cantinho dos Animais Abandonados de Viseu tem sido também responsável pelo acolhimento dos animais errantes e abandonados dentro do Concelho, que ronda já os 800 por ano. Esta ação em particular conta com um apoio de 70 mil euros anuais do Município. A associação e a autarquia têm ainda em funcionamento o projeto CED (Capturar – Esterilizar – Devolver), que atua essencialmente em concentrações de gatos (colónias) que existem no concelho de Viseu. Neste programa, todos os animais, além de serem esterilizados, são desparasitados e identificados eletronicamente.

O Município de Viseu tem vindo também a investir em infraestruturas com benefícios claros para os animais e os seus donos. Por exemplo, foram instalados três WC específicos para animais de companhia, em locais utilizados para passeio, especificamente no Parque Aquilino Ribeiro, no Parque de Santiago e no Parque Canino da Balsa. Saliente-se ainda os contentores e dispensadores de sacos para os dejetos dos animais, implementados em cerca de 140 locais por todo o concelho. “Reconhecemos a importância da promoção do bem-estar animal, sobretudo no que respeita a canídeos e felinos, para melhoria das condições de vida, nomeadamente para o bem-estar físico e psíquico das populações, como aliás é proclamado pela UNESCO na Declaração Universal dos Direitos dos Animais”, conclui Conceição Azevedo, Vice-Presidente da Câmara Municipal de Viseu.

Partilhar
Autor
Notícias de Viseu
Notícias de Viseu
Notícias de Viseu é um órgão de informação regionalista, independente, livre de influências políticas, económicas, religiosas ou quaisquer outras, votado à prática de uma informação cuidada, verdadeira e objetiva.

Novidades

1
pexels-pixabay-47730
Quase 100 pessoas impedidas de entrar em recintos desportivos em 2024 – APCVD
2
CINFAES
Câmara de Cinfães atribui mais de 100 mil euros em 216 bolsas de estudo
3
santa comba dão
Autarca de Santa Comba Dão considera que “há outras maneiras” de celebrar democracia
4
Oliveira de Frades Rockfest
Nove bandas de rock e metal em Oliveira de Frades

Artigos relacionados

Acidente carro
Viseu
urgências médico hospital
Viseu
Entre em contacto

+351 232 087 050
*Chamada para rede fixa nacional

geral@noticiasdeviseu.com
publicidade@noticiasdeviseu.com

Avenida do Convento nº 1, Complexo Conventurispress, Orgens 3510-674 Viseu

Subscrever Newsletter
Fique por dentro das últimas novidades e conteúdo exclusivo.
Procurar
Últimas notícias
pexels-pixabay-47730
Quase 100 pessoas impedidas de entrar em recintos desportivos em 2024 – APCVD
Acidente carro
Colisão entre motociclo e veículo ligeiro em Viseu provoca uma vítima mortal
CINFAES
Câmara de Cinfães atribui mais de 100 mil euros em 216 bolsas de estudo
santa comba dão
Autarca de Santa Comba Dão considera que “há outras maneiras” de celebrar democracia