Município de Tondela estranha que o concelho não esteja incluído na Rede Estratégica de Postos de Abastecimento (REPA)

O Município de Tondela solicitou hoje à Entidade Nacional para o Setor Energético (ENSE) que diligencie, com carater de urgência, no sentido de incluir pelo menos dois postos de abastecimento de combustíveis na Rede Estratégica de Postos de Abastecimento (REPA).

A 30 de julho, o Município de Tondela recebeu da Associação Nacional de Municípios Portugueses a lista de postos de postos de abastecimento de combustíveis que figuram na Rede Estratégica de Postos de Abastecimento de Combustível Rodoviário, tendo constatado que não estava contemplado qualquer posto de combustível no concelho de Tondela.

“É urgente que se diligencie no sentido desta rede ser alterada. É incompreensível que o concelho de Tondela não seja contemplado com um único posto de abastecimento nesta Rede Estratégica de Postos de Abastecimento de Combustível Rodoviário”, considerou o presidente da Câmara Municipal de Tondela, José António Jesus.

No seu entender, o concelho deve ter pelo menos dois postos de abastecimento incluídos na REPA: um localizado na zona da cidade Tondela e outro na vila do Caramulo.

Na carta enviada hoje à ENSE, o presidente da Câmara sublinha que o concelho de Tondela é o segundo maior do distrito de Viseu (371.22 Km2), com cerca de 30 mil habitantes distribuídos por um território de diferentes condições geográficas e socioeconómicas, que interferem na capacidade e necessidades de mobilidade e, consequentemente, na necessidade e condições de acesso aos postos pertencentes à REPA.

“No concelho de Tondela estão localizados diversos postos de abastecimento de combustíveis, de diferentes marcas, estando todos eles referenciados no Plano Municipal de Emergência de Proteção Civil. Não se compreende que, perante tanta opção, nem uma seja considerada na REPA”, lamentou.

O presidente da Câmara de Tondela evidenciou ainda que o concelho de Tondela é atravessado por cerca de 20 quilómetros de IP3, com vias municipais de acesso à A25, para além de contar com duas zonas industriais, onde estão implantadas grandes empresas com um número superior a 4 mil trabalhadores.

“Temos um hospital, várias instituições de solidariedade social que prestam apoio domiciliário, o tribunal, a sede da Comunidade Intermunicipal Viseu Dão Lafões, duas corporações de Bombeiros Voluntários, o Aterro Sanitário que serve 19 municípios, uma estância termal, várias farmácias. É imprescindível que Tondela figure urgentemente nesta rede”, concluiu

Partilhar
Autor
Picture of Notícias de Viseu
Notícias de Viseu
Notícias de Viseu é um órgão de informação regionalista, independente, livre de influências políticas, económicas, religiosas ou quaisquer outras, votado à prática de uma informação cuidada, verdadeira e objetiva.

Novidades

1
sala-de-aula-da-escola-com-livros-e-mochila_23-2148204823
Ministro reitera que houve mais de mil professores colocados em escolas carenciadas
2
fundo-de-luzes-vintage-de-glitter_23-2148055500
Autarca de São João da Pesqueira diz que obra da EN 222 é “prenda de Natal”
3
Mortágua
Câmara de Mortágua aprova proposta de orçamento de 16 ME para 2025
4
incêndio
Três pessoas desalojadas após incêndio de habitação em Viseu

Artigos relacionados

casas inteligentes
fundo-de-luzes-vintage-de-glitter_23-2148055500
autoestrada
1_IMG-20241202-WA0000
Entre em contacto

+351 232 087 050
*Chamada para rede fixa nacional

geral@noticiasdeviseu.com
publicidade@noticiasdeviseu.com

Avenida do Convento nº 1, Complexo Conventurispress, Orgens 3510-674 Viseu

Subscrever Newsletter
Procurar
Últimas notícias
sala-de-aula-da-escola-com-livros-e-mochila_23-2148204823
Ministro reitera que houve mais de mil professores colocados em escolas carenciadas
casas inteligentes
Ministro quer centros tecnológicos especializados concluídos até final de 2025
fundo-de-luzes-vintage-de-glitter_23-2148055500
Autarca de São João da Pesqueira diz que obra da EN 222 é “prenda de Natal”
Mortágua
Câmara de Mortágua aprova proposta de orçamento de 16 ME para 2025