Município de Tondela candidata Festa das Cruzes a Património Imaterial

O município de Tondela candidatou a secular Festa das Cruzes ao Inventário Nacional do Património Cultural Imaterial, anunciou aquela câmara do distrito de Viseu, numa nota enviada às redações.

O anúncio da apresentação da candidatura foi feito no sábado pela presidente da autarquia, Carla Antunes Borges, durante as celebrações daquela que é uma das maiores e mais antigas manifestações religiosas do concelho, realizada anualmente no Guardão, e que atraiu na edição de 2023 largas centenas de pessoas, refere a nota de imprensa.

Há um ano a autarquia já tinha revelado a intenção de avançar com a candidatura com vista “ao registo e reconhecimento” desta manifestação de fé com mais de 300 anos.

“Esta é uma festa que temos obrigação de cuidar e preservar, queremos que seja uma festa de todos, uma festa nacional e, por isso, é com regozijo que vos transmito que na quinta-feira [Dia da Ascensão] tivemos a oportunidade de apresentar o pedido de inscrição desta importante festa no Inventário Nacional do Património Cultural Imaterial”, reforçou Carla Antunes Borges, citada na nota.

A autarca considerou que a tentativa de elevação da Festa das Cruzes a um patamar nacional era “uma obrigação do município de Tondela”.

O pároco do Guardão, António Ferreira Duarte, também citado na nota, agradeceu a iniciativa e enalteceu a ajuda do poder local neste processo.

O sacerdote adiantou que a candidatura a Património Imaterial vem “engrandecer um evento religioso que os crentes têm mantido vivo ao longo dos séculos e que nesta edição teve uma das maiores adesões em termos de público nos últimos anos”.

De acordo com informação da autarquia, a Festa das Cruzes acontece há mais de 300 anos juntando as povoações de Castelões, Santiago de Besteiros e Campo de Besteiros, comunidades que anualmente, por altura da Ascensão, sobem à serra, juntando-se aos habitantes do Guardão, para cumprir “a promessa antiga” de agradecimento à Nossa Senhora dos Milagres pela sua ajuda na expulsão dos mouros.

Na festa utilizam-se cruzes, engalanadas com grinaldas, motivos vegetais, como flores ou frutos e legumes da época, metais preciosos, como ouro, e pérolas, ladeadas por lanternas.

Os féis das três freguesias percorrem o mesmo itinerário ancestral, da Capela de São Bartolomeu até ao Guardão, ao som de ladainhas, para o abraço das suas cruzes com as da freguesia anfitriã, sob uma chuva de pétalas de flores.

A singularidade desta manifestação reside no momento em que as cruzes se tocam, duas a duas, repetindo o abraço do povo aquando da expulsão dos mouros.

A cerimónia acontece no marco do encontro, um local na calçada já gasta pela repetição desta tradição ao longo dos séculos.

Após o abraço, acontece uma eucaristia, que culmina com uma bênção dos campos e um grande desfile em que participam as cruzes das quatro paróquias e largas centenas de romeiros oriundos das localidades envolvidas no ritual, mas também dos mais recônditos recantos serranos e de outras terras da região.

A Festa das Cruzes realizava-se tradicionalmente na quinta-feira de Ascensão (40 dias depois da Páscoa), tendo passado em 2022 a acontecer no sábado seguinte para que mais pessoas pudessem participar no evento religioso.

Partilhar
Autor
Notícias de Viseu
Notícias de Viseu
Notícias de Viseu é um órgão de informação regionalista, independente, livre de influências políticas, económicas, religiosas ou quaisquer outras, votado à prática de uma informação cuidada, verdadeira e objetiva.

Novidades

1
Acidente carro
Colisão entre motociclo e veículo ligeiro em Viseu provoca uma vítima mortal
2
Viseu
Centro histórico de Viseu sem carros ao fim de semana até setembro
3
urgências médico hospital
Hospital de Viseu com central de esterilização informatizada
4
Viseu
Antigo terreno da estação de comboios de Viseu em hasta por 4,2 ME

Artigos relacionados

pexels-pixabay-47730
CINFAES
santa comba dão
Oliveira de Frades Rockfest
Entre em contacto

+351 232 087 050
*Chamada para rede fixa nacional

geral@noticiasdeviseu.com
publicidade@noticiasdeviseu.com

Avenida do Convento nº 1, Complexo Conventurispress, Orgens 3510-674 Viseu

Subscrever Newsletter
Fique por dentro das últimas novidades e conteúdo exclusivo.
Procurar
Últimas notícias
pexels-pixabay-47730
Quase 100 pessoas impedidas de entrar em recintos desportivos em 2024 – APCVD
Acidente carro
Colisão entre motociclo e veículo ligeiro em Viseu provoca uma vítima mortal
CINFAES
Câmara de Cinfães atribui mais de 100 mil euros em 216 bolsas de estudo
santa comba dão
Autarca de Santa Comba Dão considera que “há outras maneiras” de celebrar democracia