Município de Castro Daire inicia mês da Floresta e Proteção Civil com Seminário sobre Sanidade Agrícola e Florestal

 

 

Realizou-se no dia 7 de março, quinta-feira, no Auditório Municipal do Palacete das Carrancas, o Seminário sobre Sanidade Agrícola e Florestal, que marcou a abertura das comemorações do mês da Floresta e Proteção Civil.

No seminário foram apresentados temas como a sanidade na cultura do mirtilo – Drosophila suzukii, pela Eng.ª Vanda Batista da DRAPC, a vespa da galha do castanheiro, pela Eng.ª Helena Cortês da Drapc e o nematódo da madeira do pinheiro, pela Eng.ª Carla Lourenço do ICNF.

Na abertura do seminário, o Presidente do Município de Castro Daire, Dr. Paulo Almeida, cumprimentou e agradeceu a presença das várias entidades convidadas pelo Município e todos os participantes.

Agradeceu também às oradoras por terem vindo até Castro Daire falar de temáticas tão diversas, mas todas elas de grande importância para o concelho.

Referiu que com este Seminário se pretendeu trazer a debate alguns dos problemas que afetam os produtores, sempre com o intuito de preservar e valorizar os produtos e quem neles investe.

Mencionou que numa economia de mercado, cada vez mais competitiva, é importante que os territórios sejam capazes de gerar riqueza, de criar mais valias e fixar pessoas com qualidade de vida. Foi por isso que abordamos temáticas tão importantes como as novas culturas dos frutos vermelhos, a produção da castanha e ainda a exploração florestal do pinheiro bravo.

Este seminário foi muito participado e também muito formativo, contando com diversos produtores agrícolas e florestais que colheram contributos importantes na defesa e valorização das suas culturas.

Esta foi a primeira iniciativa das comemorações do Mês da Floresta e da Proteção Cívil, organizado pelo município castrense, seguindo-se uma série de outras iniciativas de valorização e preservação da nossa floresta e da educação para esse mesmo objetivo.

 

Partilhar
Autor
Picture of Notícias de Viseu
Notícias de Viseu
Notícias de Viseu é um órgão de informação regionalista, independente, livre de influências políticas, económicas, religiosas ou quaisquer outras, votado à prática de uma informação cuidada, verdadeira e objetiva.

Novidades

1
Académico_de_Viseu
Rui Ferreira é o novo treinador do Académico de Viseu
2
Rossio Viseu
Prejuízo de 1,5 ME nos transportes públicos leva Câmara de Viseu a abrir concurso
3
espetáculo teatro
Boneca com inteligência artificial promove reflexão sobre abuso sexual em Viseu
4
pexels-boom-12585940
Jornalistas desportivos distinguem Carlos Lopes por mérito internacional

Artigos relacionados

Visita e protocolo Recreio 1
bottle-2032980_1280
thomas-thompson-KEWVZAwkLxQ-unsplash
Prémio Heathy 3
Entre em contacto

+351 232 087 050
*Chamada para rede fixa nacional

geral@noticiasdeviseu.com
publicidade@noticiasdeviseu.com

Avenida do Convento nº 1, Complexo Conventurispress, Orgens 3510-674 Viseu

Subscrever Newsletter
Procurar
Últimas notícias
Visita e protocolo Recreio 1
Câmara de Tondela apoia obras em edifício que acolherá creche no Caramulo
bottle-2032980_1280
Município de Lamego melhora desempenho das estações de tratamento de água
thomas-thompson-KEWVZAwkLxQ-unsplash
Associação do Dão lança projeto turístico que permite experiências rurais
Académico_de_Viseu
Rui Ferreira é o novo treinador do Académico de Viseu