Município de Águeda poupa 120 mil euros com novo contrato de energia elétrica

O Município de Águeda avançou em 2015 com um concurso público fora do âmbito da CIRA (Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro) para o fornecimento de energia elétrica ao Município. O novo contrato permite ao Município economizar mais 19 mil euros até ao final do primeiro de trimestre de 2016 e pode atingir uma poupança superior a 120 mil euros até 31 de dezembro de 2017.

Águeda tem implementado diversas ações e medidas de eficiência energética que têm contribuído para uma melhor gestão das infraestruturas públicas, traduzindo-se em poupanças nos consumos e custos energéticos e, reduzindo os custos com a fatura energética concelhia.

Neste âmbito, e considerando a estratégia de acompanhamento de consumos energéticos e das ofertas existentes no mercado, a Autarquia lançou sozinha, sem a parceria dos demais municípios da comunidade intermunicipal, um procedimento concursal para o fornecimento de energia elétrica, em mercado liberalizado, tendo celebrado contrato com a entidade vencedora em setembro de 2015. Este contrato é economicamente mais vantajoso que o celebrado pelos demais municípios da Região de Aveiro, evidenciado pelas poupanças alçadas versus as que se alcançariam se o Município tivesse integrado o concurso da comunidade intermunicipal.

Conforme esclarece Gil Nadais “à data o município de Águeda sugeriu à CIRA que o contrato a celebrar fosse anual, com possibilidade de renovação e que contemplasse a informação necessária para realizar o acompanhamento dos consumos energéticos das instalações municipais de forma mais eficiente, integrando a informação da faturação com a dos contadores inteligentes que o município tem em implementação”. Acrescenta ainda, “esta é a única forma de termos a informação que precisamos para eliminar os consumos desnecessários e comprar a energia elétrica ao melhor preço.”

Com base nos números de poupança apresentados, fica demonstrado que a decisão do executivo municipal de avançar com um processo de contratação pública – concurso público – para o fornecimento contínuo de energia elétrica fora do que estava em curso na CIRA, foi uma decisão que está a permitir a Águeda economizar recursos financeiros que de outra forma seriam despendidos sem qualquer beneficio para os Aguedenses.

Partilhar
Autor
Picture of Notícias de Viseu
Notícias de Viseu
Notícias de Viseu é um órgão de informação regionalista, independente, livre de influências políticas, económicas, religiosas ou quaisquer outras, votado à prática de uma informação cuidada, verdadeira e objetiva.

Novidades

1
caramulo carros
Produção em série de viaturas elétricas arrancou hoje na Stellantis de Mangualde
2
app comida
Vouzela vai ter incubadora de projetos gastronómicos
3
Keys The Door The Background Key Castle House
Castro Daire aprova taxa mínima de IMI e redução mediante o agregado familiar
4
Incêndios: Nelas ativa Plano Municipal de Emergência e Proteção Civil

Artigos relacionados

OLYMPUS DIGITAL CAMERA
Encontro_Rececao_Comunidade_Docente_2024 (7)
imagem-de-um-acidente-automobilistico-envolvendo-dois-carros_613910-7924
pexels-grape-things-2954924
Entre em contacto

+351 232 087 050
*Chamada para rede fixa nacional

geral@noticiasdeviseu.com
publicidade@noticiasdeviseu.com

Avenida do Convento nº 1, Complexo Conventurispress, Orgens 3510-674 Viseu

Subscrever Newsletter
Procurar
Últimas notícias
caramulo carros
Produção em série de viaturas elétricas arrancou hoje na Stellantis de Mangualde
app comida
Vouzela vai ter incubadora de projetos gastronómicos
Keys The Door The Background Key Castle House
Castro Daire aprova taxa mínima de IMI e redução mediante o agregado familiar
Incêndios: Nelas ativa Plano Municipal de Emergência e Proteção Civil