Mulheres e crianças mais afetadas por distúrbios mentais durante a pandemia: Índice de Saúde Mental Headway 2023

  • 83% das mulheres relatam que a pandemia impactou negativamente a sua saúde mental, em comparação com 36% dos homens.
  • 20% da população em idade ativa experiencia transtornos mentais de forma leve a moderada em algum momento das suas vidas. 
  • 1 em cada 3 crianças que desistem da escola também têm uma perturbação mental.
  • Grande variabilidade na disponibilidade, acessibilidade e qualidade dos serviços de saúde mental prestados e na capacidade de resposta dos países europeus às necessidades de saúde mental nas escolas, nos locais de trabalho e na sociedade em geral.

    A pandemia de covid-19 exacerbou os desafios relacionados com o género devido ao facto de as suas consequências para a saúde mental afetarem desproporcionalmente as mulheres, tanto no trabalho como em casa, segundo os resultados do “Índice de Saúde Mental Headway 2023”, divulgado esta semana. O relatório também foca o impacto dos distúrbios de saúde mental nas crianças, revelando uma possível associação entre doenças psicológicas e o abandono escolar, sendo que 1 em cada 3 adolescentes que desistem da escola também experienciam uma perturbação mental

    O índice é um quadro multidimensional realizado em países da União Europeia e no Reino Unido no âmbito do Headway 2023, uma iniciativa de Saúde Mental concebida e lançada pela The European House – Ambrosetti, um think tank, em parceria com a Angelini Pharma. O Headway 2023 foi concebido como uma plataforma multidisciplinar para a troca de conhecimentos para prevenir, diagnosticar, gerir e encontrar soluções inovadoras para reduzir o peso da saúde mental e o estigma associado às doenças mentais, a nível europeu e local.

    O CEO da Angelini Pharma, Pierluigi Antonelli, disse: Os esforços de recuperação da covid-19 oferecem uma oportunidade crucial para melhorar os serviços e as políticas de saúde mental na Europa, colocando a saúde do cérebro no topo da agenda de saúde pública europeia. O Índice de Saúde Mental Headway 2023 oferece a primeira visão geral abrangente do estado dos sistemas de saúde mental na Europa. O relatório destaca a taxa de doenças mentais entre as pessoas em idade ativa e também a necessidade urgente de os empregadores estabelecerem sistemas apropriados para responder às necessidades de saúde mental. O Grupo Angelini, também graças ao forte compromisso dos nossos acionistas, disponibiliza uma linha de apoio psicológico para todos os seus colaboradores. É crucial, enquanto influenciamos as políticas externas, permanecer coerente e agir com responsabilidade dentro das nossas organizações”.

    “O tema Saúde Mental é crucial, sabendo que os limites da saúde mental vão além da idade, do sexo, do status social e da proveniência e que os distúrbios mentais têm um impacto importante não só nos indivíduos e nas suas famílias, mas também na sociedade. A nossa análise e o ‘Índice de Saúde Mental Headway 2023” têm em conta todos estes aspetos. O nosso trabalho fornece um quadro multidimensional sobre a saúde mental na Europa, combinando elementos e intervenções em políticas de saúde, bem-estar e educação em países europeus e destaca as fraquezas e os sucessos dos países na resposta às necessidades em saúde mental, baseando-se numa comparação entre outras experiências europeias.”, afirma Daniela Bianco, Sócia e Responsável pela Área de Saúde The European House – Ambrosetti, “A pandemia da covid-19 teve consequências significativas na saúde mental de toda a população, no entanto, o contexto da saúde mental na Europa já era preocupante muito antes da pandemia, com mais de 84 milhões de pessoas com problemas de saúde mental e 165.000 mortes anuais devido a doença mental ou suicídio. De facto, por exemplo, a esperança de vida das pessoas com esquizofrenia – 60 anos para os homens e 68 anos para as mulheres – é 13-15 anos menor do que a do resto da população. Além disso, o suicídio é a 6 ª causa de morte na população em geral e a 4 ª causa de morte na população jovem e, em alguns países, o impacto dos transtornos mentais em jovens é maior do que o de todos os outros problemas de saúde juntos. As análises apresentadas hoje mostram uma grande variabilidade na disponibilidade, acessibilidade e qualidade dos serviços de saúde mental prestados e na capacidade de resposta dos países europeus às necessidades de saúde mental nas escolas, locais de trabalho e sociedade em geral.”, afirma Celso Arango, Presidente da Associação Psiquiátrica Espanhola e Conselheira do “Headway 2023”. “No entanto, surge uma escassez generalizada de dados atualizados e possíveis distorções relacionadas com ‘relatórios incorretos’ e ‘relatórios insuficientes’. Portanto, é crucial aumentar a capacidade de os países recolherem e monitorizarem dados de saúde mental para se poder avaliar a dimensão da saúde mental em todos os países e avaliar sua capacidade de resposta às necessidades de saúde e socioeconómicas na saúde mental.”

    De acordo com estimativas recentes, 83% das mulheres relatam que a pandemia afetou negativamente a sua saúde mental, em comparação com 36% dos homens. Mulheres grávidas, mulheres no período pós-parto ou vítimas de traumas, como aborto espontâneo ou abuso de parceiros íntimos, foram consideradas as mais suscetíveis aos impactos psicológicos da pandemia. O peso das tarefas domésticas e dos cuidados com os filhos também teve um impacto significativo no bem-estar mental das mulheres, com 44% das mulheres com filhos menores de 12 anos a relatar terem tido dificuldades nas responsabilidades domésticas, em comparação com apenas 20% dos homens.

    O relatório também revela que a doença mental, especialmente a do tipo leve a moderado, afeta até 20% da população em idade ativa em algum momento das suas vidas, enquanto 70% da população empregada relata problemas de saúde mental nas formas leve a moderada. A doença mental também pode ter um impacto significativo na capacidade de trabalho das pessoas, limitando a sua capacidade de participação no mercado de trabalho. As taxas de emprego em pessoas com transtornos mentais graves foram de 45-55%, sendo que aqueles que fazem parta da força de trabalho receberam um salário 58% inferior à média. No geral, em toda a Europa, a taxa de emprego de pessoas que sofrem de depressão é muito heterogénea, com taxas a variar entre os 27%, na Roménia, e os 68%, na Alemanha. No entanto, episódios de absentismo e presenteísmo (corpo presente no local de trabalho, mas mente ausente) são frequentes e o custo da perda de produtividade do trabalho é alto (igual a 1,6% do PIB europeu).

    À medida que a pandemia avança, a exposição prolongada dos profissionais de saúde a situações extremamente stressantes e potencialmente traumáticas torna-os particularmente vulneráveis ​​ao stresse mental e à ansiedade, com impacto a longo prazo na sua saúde. Na Europa, 57% dos profissionais de saúde relataram que tiveram sintomas de stresse pós-traumático durante o pico da pandemia.

    O “Índice de Saúde Mental – Headway 2023” também destaca o impacto socioeconómico dos transtornos de saúde mental. Estudos recentes estimam que o custo total dos distúrbios mentais, em termos de perda de produtividade e despesas com saúde e assistência social, deve ser equivalente a 4% do PIB da UE. Embora a saúde mental tenha um impacto socioeconómico crítico, só é alocado um máximo de 5% do gasto total do governo à saúde mental em toda a Europa (valores que variam: 3% na Polónia, 3,5% na Itália, 4,2% em Espanha e 5,4% na Dinamarca), com impactos na disponibilidade de recursos humanos e infraestruturais dedicados à Saúde Mental.

    Quando se trata da capacidade de resposta às necessidades de saúde mental da sociedade, países com um maior gasto per capita em deficiências relacionadas com a saúde mental apresentam uma maior perceção de apoio social.

    No geral, a partir dos dados disponíveis, verifica-se que os países da Europa do Norte/Central têm um melhor desempenho do que os países do Leste. No entanto, existe uma escassez generalizada de dados atualizados e possíveis distorções relacionadas com “relatórios incorretos” e “relatórios insuficientes” em alguns países.

Partilhar
Autor
Notícias de Viseu
Notícias de Viseu
Notícias de Viseu é um órgão de informação regionalista, independente, livre de influências políticas, económicas, religiosas ou quaisquer outras, votado à prática de uma informação cuidada, verdadeira e objetiva.

Novidades

1
pexels-pixabay-47730
Quase 100 pessoas impedidas de entrar em recintos desportivos em 2024 – APCVD
2
Acidente carro
Colisão entre motociclo e veículo ligeiro em Viseu provoca uma vítima mortal
3
CINFAES
Câmara de Cinfães atribui mais de 100 mil euros em 216 bolsas de estudo
4
santa comba dão
Autarca de Santa Comba Dão considera que “há outras maneiras” de celebrar democracia

Artigos relacionados

pexels-ruandom-zhong-12921131
aquilino ribeiro
GNR_SEPNA Dia Mundial da Terra
brasao-viseu1
Entre em contacto

+351 232 087 050
*Chamada para rede fixa nacional

geral@noticiasdeviseu.com
publicidade@noticiasdeviseu.com

Avenida do Convento nº 1, Complexo Conventurispress, Orgens 3510-674 Viseu

Subscrever Newsletter
Fique por dentro das últimas novidades e conteúdo exclusivo.
Procurar
Últimas notícias
pexels-pixabay-47730
Quase 100 pessoas impedidas de entrar em recintos desportivos em 2024 – APCVD
Acidente carro
Colisão entre motociclo e veículo ligeiro em Viseu provoca uma vítima mortal
CINFAES
Câmara de Cinfães atribui mais de 100 mil euros em 216 bolsas de estudo
santa comba dão
Autarca de Santa Comba Dão considera que “há outras maneiras” de celebrar democracia