Movimento vai “contra-inaugurar” requalificação do IP3 face a atrasos nas obras

A Associação de Utentes e Sobreviventes do IP3 vai realizar no sábado, no concelho de Penacova, uma “contra-inauguração” da requalificação daquela estrada, num evento que irá até contar com um “contra-primeiro-ministro” para cortar a fita.

Em 02 de julho de 2018, o primeiro-ministro, António Costa, lançava a primeira empreitada do projeto de requalificação do Itinerário Principal 3 (IP3), entre Viseu e Coimbra, com a promessa por parte do Governo de que a intervenção estaria concluída num prazo de quatro anos.

Passados esses quatro anos, a Associação de Utentes e Sobreviventes do IP3 decidiu avançar no sábado com uma “contra-inauguração” da requalificação do IP3, que ainda está longe de estar concluída, na Espinheira, concelho de Penacova, disse à agência Lusa um dos elementos do movimento Eduardo Ferreira.

A cerimónia irá contar com um “contra-discurso do senhor contra-primeiro-ministro”, que irá cortar a fita de uma intervenção que não está terminada, acompanhado por músicos, contou o responsável, sublinhando que a banda que irá ‘abrilhantar’ o momento “será à dimensão das obras feitas – alguns músicos, mas não uma filarmónica”.

Após a cerimónia, haverá uma caravana de automóveis que irá da Espinheira até Souselas, apitando no caminho, regressando depois ao ponto inicial do protesto.

“O processo está emperrado e a andar muito devagar”, criticou Eduardo Ferreira, recordando que a intervenção naquela estrada está longe de estar concluída.

O membro do movimento sublinhou que a luta irá continuar “até se requalificar por completo o IP3”, investimento “importante para o desenvolvimento da região”.

Eduardo Ferreira afirmou que, das empreitadas que são necessárias para a intervenção, apenas uma foi executada (cerca de 11,8 milhões de euros de um total de 134 milhões de euros de investimento).

Associada ao protesto, estará a Fenprof, com o movimento a recordar que, aquando do lançamento da empreitada de requalificação do IP3, António Costa referiu que o Governo tinha que optar entre aquela obra ou a recomposição da carreira docente.

“Isto começou como um desafio em jeito de brincadeira, em que acusei o Mário Nogueira [secretário-geral da Fenprof] de que a culpa do IP3 era dos professores, que decidiram pagar a obra adiantada e por isso é que não está feita. Dessa brincadeira, passou a uma coisa séria”, explicou Eduardo Ferreira.

Em fevereiro de 2021, o ministro das Infraestruturas, Pedro Nuno Santos, admitiu que os prazos dados anteriormente pelo Governo eram “irrealistas”, tendo havido uma revisão dos mesmos.

Nessa mesma ocasião, o ministro garantiu que a requalificação do IP3 estará concluída em 2024.

Partilhar
Autor
Notícias de Viseu
Notícias de Viseu
Notícias de Viseu é um órgão de informação regionalista, independente, livre de influências políticas, económicas, religiosas ou quaisquer outras, votado à prática de uma informação cuidada, verdadeira e objetiva.

Novidades

1
pexels-pixabay-47730
Quase 100 pessoas impedidas de entrar em recintos desportivos em 2024 – APCVD
2
Acidente carro
Colisão entre motociclo e veículo ligeiro em Viseu provoca uma vítima mortal
3
CINFAES
Câmara de Cinfães atribui mais de 100 mil euros em 216 bolsas de estudo
4
santa comba dão
Autarca de Santa Comba Dão considera que “há outras maneiras” de celebrar democracia

Artigos relacionados

justiça
ipv_foto (1)
pexels-rdne-stock-project-6170758
pexels-dominika-roseclay-894752
Entre em contacto

+351 232 087 050
*Chamada para rede fixa nacional

geral@noticiasdeviseu.com
publicidade@noticiasdeviseu.com

Avenida do Convento nº 1, Complexo Conventurispress, Orgens 3510-674 Viseu

Subscrever Newsletter
Fique por dentro das últimas novidades e conteúdo exclusivo.
Procurar
Últimas notícias
pexels-pixabay-47730
Quase 100 pessoas impedidas de entrar em recintos desportivos em 2024 – APCVD
Acidente carro
Colisão entre motociclo e veículo ligeiro em Viseu provoca uma vítima mortal
CINFAES
Câmara de Cinfães atribui mais de 100 mil euros em 216 bolsas de estudo
santa comba dão
Autarca de Santa Comba Dão considera que “há outras maneiras” de celebrar democracia