Moimenta da Beira é “Município Amigo do Desporto” pelo segundo ano consecutivo

286

Em junho de 2020, época 2019/2020, estreou-se “Município Amigo do Desporto”, recebendo o galardão atribuído pela Associação Portuguesa de Gestão de Desporto. Esta segunda-feira, 15 de março de 2021, Moimenta da Beira voltou a receber o galardão, época 2020/2021, pela “intervenção no desenvolvimento desportivo, nos resultados obtidos e na adoção de processos de melhoria contínua”. O diploma foi entregue por Pedro Soares, gestor do projeto, ao Presidente da Câmara Municipal de Moimenta da Beira, José Eduardo Ferreira. Marcaram ainda presença na cerimónia, Ricardo Castro, Chefe da Divisão de Intervenção Social e Cultural, e Dinis Coelho, diretor técnico desportivo.

A distinção traduz pois o reconhecimento público pelas “boas práticas” implementadas pela Autarquia moimentense no contexto de um dos propósitos primordiais do programa: “estimular as autarquias a promoverem a atividade física, melhorarem a qualidade dos eventos desportivos e dinamizarem a sua programação nesta área, contribuindo para o incremento da qualidade de vida das suas populações”.

Todos esses requisitos foram preenchidos, tendo sido levados em conta, para a justa atribuição do galardão, a análise em várias áreas como a organização desportiva, instalações, eventos, programas, estratégias de sustentabilidade ecológica, desporto solidário, parcerias, realidade desportiva, legislação, marketing e inovação.

Observaram-se ainda incidências sobre diferentes aspetos da gestão do desporto, como o modelo de gestão implementado e os seus resultados, o desenvolvimento de uma atitude sustentável através do desporto, a abordagem solidária e inclusiva do desporto ou a excelência e abrangência dos modelos de intervenção.