Moção contra a exploração de lítio à céu aberto aprovada com 2 votos a favor (BE e PS) e 17 abstenções (PS e PSD)

Esta moção vem para afirmar o consenso alcançado na última sessão desta Assembleia Municipal onde vários partidos, juntamente com o Bloco, se posicionaram contra a exploração mineira no concelho de Carregal do Sal.

O lítio é necessário para a transição energética, mas esta não se pode alcançar destruindo os ecossistemas do nosso país. A exploração a céu aberto é altamente violenta para a fauna e a flora, mas muito mais barata para quem extrai, não optando pela extracção em galerias que seria menos prejudicial para o meio ambiente. Não há garantias de que depois existe uma verdadeira recuperação ambiental do local e temos várias situações no país que comprovam isso, bem recentes como é o caso do Cabeço do Pião, no Fundão, onde a empresa exploradora de minério deixou um passivo ambiental enorme derivado duma escombreira com materiais pesados e tóxicos e continuou depositando os tais materiais noutro local deixando o Cabeço do Pião totalmente ao abandono. Uma das questões mais importantes é que vamos estar a hipotecar a vida de muitas gerações por um recurso natural que vai esgotar e que não realiza a verdadeira transição energética, mas sim satisfaz o sistema capitalista na sua necessidade doentia de obtenção de lucro. O caminho é a aposta séria e musculada na procura da descarbonização sustentável, como por exemplo o estudo do hidrogénio como alternativa aos produtos petrolíferos e ao armazenamento de electricidade.

A aprovação da moção por esta Assembleia Municipal é um sinal claro de receio, de dúvidas, de muitas questões que tem de ser levantadas face a pouca informação que temos sobre o processo. É também um sinal claro de que acompanhamos os receios da população, não servindo interesses que prejudicam os nossos munícipes.

2° intervenção neste ponto:

Relativamente a rejeitarmos a inclusão da moção do PS, é uma questão de coerência processual porque o Bloco já apresentou moções para votação e não foram discutidas nem votadas porque os grupos municipais acharam que os textos tinham que ser enviados com tempo para dar tempo a estudar o assunto, e bem, daí esta posição do BE. Pedimos para apresentar a vossa moção na próxima sessão da Assembleia Municipal.

A posição do Bloco relativamente às prospecções e extracções de lítio no nosso concelho é clara e repudiamos veemente. Esta moção salvaguarda também futuros pedidos e processos que possam vir a acontecer, sendo lógico que assim sendo também nos posicionamos contra estes. A nossa posição contra estes processos também tem que começar cedo, tal como fizeram municípios como Oliveira do Hospital, Caminha ou Idanha-à-Nova, não seremos pioneiros em nada. As prospecções são pesquisas sim, mas existe um relatório feito pelo Governo e enviado à Comissão Europeia que fala de jazigos de minério nestas regiões, é porque a DGEG já sabe que há qualquer coisa e também sabemos que historicamente a nossa região sempre foi rica em muitos tipo de minérios.

Núcleo Concelhio de Carregal do BE

Partilhar
Autor
Picture of Notícias de Viseu
Notícias de Viseu
Notícias de Viseu é um órgão de informação regionalista, independente, livre de influências políticas, económicas, religiosas ou quaisquer outras, votado à prática de uma informação cuidada, verdadeira e objetiva.

Novidades

1
Viseu Sé
Diocese de Viseu com menos 34 padres no ativo do que em 2015
2
2024-05-19 CerimoniaDoacao_Conferencia_HumbertoDelgado_imagem
ENTREVISTA: Fotografias da campanha de Humberto Delgado escondidas durante 50 anos descobertas em Lamego
3
polícia psp
Cinco pessoas detidas por suspeita de tráfico de droga na região de Viseu
4
Museu Terras de Besteiros 1
Museu Terras de Besteiros cria roteiros para alunos do segundo ciclo em Tondela

Artigos relacionados

RR01122021SOFIAMOREIRADESOUSA0040-Copy-scaled-1-1536x1156
miguel-a-amutio-QDv-uBc-poY-unsplash
johann-walter-bantz-HG1pkXN7SVA-unsplash
imagem_2021-08-09_195357
Entre em contacto

+351 232 087 050
*Chamada para rede fixa nacional

geral@noticiasdeviseu.com
publicidade@noticiasdeviseu.com

Avenida do Convento nº 1, Complexo Conventurispress, Orgens 3510-674 Viseu

Subscrever Newsletter
Procurar
Últimas notícias
Viseu Sé
Diocese de Viseu com menos 34 padres no ativo do que em 2015
2024-05-19 CerimoniaDoacao_Conferencia_HumbertoDelgado_imagem
ENTREVISTA: Fotografias da campanha de Humberto Delgado escondidas durante 50 anos descobertas em Lamego
polícia psp
Cinco pessoas detidas por suspeita de tráfico de droga na região de Viseu
Museu Terras de Besteiros 1
Museu Terras de Besteiros cria roteiros para alunos do segundo ciclo em Tondela