Misericórdia de Lamego recorda generosidade em dia de aniversário

Volvidos 499 anos da data da sua fundação, a Santa Casa da Misericórdia de Lamego é hoje uma instituição de referência na oferta de respostas e soluções integradoras e inovadoras na área da solidariedade social. A celebração de mais um aniversário, fez-se ao som de música do Renascimento e do Barroco, juntando muitos irmãos, funcionários e pessoas da sociedade civil que assistiram na magnífica Igreja das Chagas – a Igreja da Misericórdia – à atuação do grupo “Mvsica Antiqva” do Porto. A sua sonoridade aproxima-se muito aos timbres da época, utilizando para isso réplicas de instrumentos do século XVIII. Na intervenção de abertura que proferiu perante a assistência, o Provedor António Marques Luís recordou o longo trajeto que a maior instituição de solidariedade social do concelho e o maior empregador do setor social percorreu desde o dia 20 de abril de 1519. “Somos a instituição mais antiga de Lamego, porque esta sempre manifestou a sua importância ao longo dos séculos e houve sempre muita gente generosa que dedicou a sua vida a esta casa”, realça.

O início do programa de comemorações decorreu com a realização de uma missa evocativa, celebrada por D. António Couto, Bispo da Diocese de Lamego. Uma eucaristia que contou com a preciosa, e muito elogiada, participação do Coro desta Santa Casa. “A Misericórdia é um edifício de amor que cresce em Lamego, num tempo dominado pelo desânimo e pelo desapego”, afirmou D. António, exortando ainda os cerca de 400 irmãs e irmãos a serem “protagonistas, os primeiros da luta, no apoio aos mais desfavorecidos”. 

Quando está apenas a um pequeno passo de atingir meio milénio de existência, a Misericórdia de Lamego, uma das mais antigas do país, está a preparar uma programação eclética a apresentar no próximo ano,com o objetivo de envolver toda a comunidade nesta celebração. 
Partilhar
Autor
Picture of Notícias de Viseu
Notícias de Viseu
Notícias de Viseu é um órgão de informação regionalista, independente, livre de influências políticas, económicas, religiosas ou quaisquer outras, votado à prática de uma informação cuidada, verdadeira e objetiva.

Novidades

1
Académico_de_Viseu
Rui Ferreira é o novo treinador do Académico de Viseu
2
Rossio Viseu
Prejuízo de 1,5 ME nos transportes públicos leva Câmara de Viseu a abrir concurso
3
espetáculo teatro
Boneca com inteligência artificial promove reflexão sobre abuso sexual em Viseu
4
pexels-boom-12585940
Jornalistas desportivos distinguem Carlos Lopes por mérito internacional

Artigos relacionados

Visita e protocolo Recreio 1
bottle-2032980_1280
thomas-thompson-KEWVZAwkLxQ-unsplash
Prémio Heathy 3
Entre em contacto

+351 232 087 050
*Chamada para rede fixa nacional

geral@noticiasdeviseu.com
publicidade@noticiasdeviseu.com

Avenida do Convento nº 1, Complexo Conventurispress, Orgens 3510-674 Viseu

Subscrever Newsletter
Procurar
Últimas notícias
Visita e protocolo Recreio 1
Câmara de Tondela apoia obras em edifício que acolherá creche no Caramulo
bottle-2032980_1280
Município de Lamego melhora desempenho das estações de tratamento de água
thomas-thompson-KEWVZAwkLxQ-unsplash
Associação do Dão lança projeto turístico que permite experiências rurais
Académico_de_Viseu
Rui Ferreira é o novo treinador do Académico de Viseu