Ministro da Economia pede a empresário de Carregal do Sal ideias que mudem o mundo

O ministro da Economia e do Mar, António Costa e Silva, desafiou os empresários a implementarem em Carregal do Sal, na nova incubadora, o Mercado D’Ideias, ideias inovadoras e que mudem o mundo.

“O nosso pior defeito é sermos um povo muito individualista, é não trabalharmos uns com os outros, é não construirmos grandes plataformas colaborativas, mas a história ensina-nos que, quando nos unimos, nós fazemos a diferença”, disse o governante.

António Costa e Silva falava para uma plateia onde estavam diversos empresários da região de Carregal do Sal, durante a sessão de inauguração, hoje, do Mercado D’Ideias, uma incubadora com oito salas, um salão e uma copa de apoio.

“Em íntima ligação com as autarquias, com as CIM [comunidades intermunicipais] e com os empresários e associações empresariais nós podemos transformar o País e dar um salto significativo para o futuro”, sustentou.

Nesse sentido, destacou o caso de Carregal do Sal, por ter “um presidente [de câmara] com vontade e que está a imprimir uma transformação” no concelho, apontando, a título de exemplo, o edifício onde decorria a sessão, que eram ruínas do antigo mercado.

“Hoje temos um espaço renovado que pode criar o futuro da economia do concelho e da zona envolvente (…). Trabalhando em conjunto, estamos a desenvolver novas ideias e a transformar o País e, acreditem, uma ideia pode mudar o mundo”, apelou.

António Costa e Silva sustentou as suas palavras com projetos que tem testemunhado em vários pontos do País, como na Covilhã ou em Coimbra onde “estão a nascer projetos que revolucionam o mundo”, nomeadamente na área da saúde e da astronomia.

Com isto, desafiou os “empresários locais ou quem se queira instalar” em Carregal do Sal, no distrito de Viseu, para “criarem e desenvolverem ideias inovadoras”, apontando a área da “sustentabilidade e biodiversidade”.

“Temos aqui jovens empresários e, por isso, vos digo: acreditem nos vossos sonhos. Temos de ter ambição e crença em nós próprios. Essas empresas podem começar por revolucionar aqui à volta, mas podem revolucionar o mundo”, reforçou.

“Nas regiões do interior do país temos a convicção absoluta que é aí que se vai começar a desenvolver tudo o que é a nova fileira da bioeconomia, da economia circular” ou “na área do turismo da natureza e da sustentabilidade”, desafiou.

“Porque não nascem grandes empresas de biotecnologias aqui em Carregal do Sal, com todo o ecossistema que existe à volta? Porque não desenvolver a partir daqui esta nova fileira da economia circular, que é uma nova riqueza que está à nossa frente?”, questionou o ministro.

O presidente da Câmara de Carregal do Sal, Paulo Catalino Ferraz, disse à agência Lusa que o Mercado D’Ideias, que se situa em frente ao edifício do município, resulta de um investimento de cerca de 600 mil euros, parcialmente financiado por fundos europeus.

Partilhar
Autor
Picture of Notícias de Viseu
Notícias de Viseu
Notícias de Viseu é um órgão de informação regionalista, independente, livre de influências políticas, económicas, religiosas ou quaisquer outras, votado à prática de uma informação cuidada, verdadeira e objetiva.

Novidades

1
caramulo carros
Produção em série de viaturas elétricas arrancou hoje na Stellantis de Mangualde
2
app comida
Vouzela vai ter incubadora de projetos gastronómicos
3
Keys The Door The Background Key Castle House
Castro Daire aprova taxa mínima de IMI e redução mediante o agregado familiar
4
Incêndios: Nelas ativa Plano Municipal de Emergência e Proteção Civil

Artigos relacionados

OLYMPUS DIGITAL CAMERA
Encontro_Rececao_Comunidade_Docente_2024 (7)
imagem-de-um-acidente-automobilistico-envolvendo-dois-carros_613910-7924
pexels-grape-things-2954924
Entre em contacto

+351 232 087 050
*Chamada para rede fixa nacional

geral@noticiasdeviseu.com
publicidade@noticiasdeviseu.com

Avenida do Convento nº 1, Complexo Conventurispress, Orgens 3510-674 Viseu

Subscrever Newsletter
Procurar
Últimas notícias
caramulo carros
Produção em série de viaturas elétricas arrancou hoje na Stellantis de Mangualde
app comida
Vouzela vai ter incubadora de projetos gastronómicos
Keys The Door The Background Key Castle House
Castro Daire aprova taxa mínima de IMI e redução mediante o agregado familiar
Incêndios: Nelas ativa Plano Municipal de Emergência e Proteção Civil