Ministra diz que Caldas de Arêgos “são uma pequena pérola” em Resende

A ministra da Coesão Territorial classificou hoje as Caldas de Arêgos como uma “pequena pérola” de Resende, no dia em que foi consignada a obra de “requalificação profunda” do espaço com cerca de seis milhões de euros.

“O projeto que aqui vemos hoje é uma pequena pérola em Resende. Temos sempre o [rio] Douro como denominador comum e também estamos a trabalhar noutros projetos nesta marca internacional que temos de continuar a valorizar”, disse Ana Abrunhosa.

No decorrer da sessão de consignação da obra de requalificação das Caldas de Arêgos, a governante deixou a promessa de “continuar a apoiar projetos importantes” para Resende, como acontece com esta intervenção, que conta com o apoio do Programa de Valorização Económica dos Recursos Endógenos (PROVER).

“Estamos a falar de investimento para o turismo, mas em primeiro lugar para quem cá está. Dá qualidade de vida a quem cá está e vai, certamente, incentivar os donos do hotel que está degradado, lá ao lado, a fazer investimentos”, considerou a ministra.

No seu entender, o investimento público “multiplica investimento privado” e “com um cenário maravilhoso como é o rio Douro e as suas escarpas”, esta requalificação vai “qualificar toda a envolvente às termas”.

“Resende, com os projetos que tem em marcha, que perfazem cerca de sete milhões [de euros] de investimento, muito ligados à regeneração urbana, mas também à regeneração das termas, muito ligados a criar condições para que os empresários sintam que podem continuar a investir, está no caminho da coesão”, considerou.

O presidente da Câmara Municipal de Resende, Garcez Trindade, apresentou, durante a mesma cerimónia, os vários projetos em andamento, com cerca de um milhão de euros para regeneração urbana, e cerca de seis milhões de euros para o projeto das Caldas de Arêgos, sendo que “praticamente cinco milhões [de euros]” são para o edifício termal.

“Estamos a tentar revolucionar as Caldas de Arêgos, que é um sítio de que as pessoas gostam, com condições naturais fora do vulgar, ao qual acoplámos uma plataforma, que já existe, e já tem alguns equipamentos”, disse o autarca, que falou da piscina ou do posto de abastecimento para as embarcações marítimas.

“É a pérola ter ali um balneário moderno, com as valências todas das terapêuticas das termas, a água é um produto natural que sai a 62 graus, temos uma água fantástica, com propriedades medicinais e que existe há séculos e vamos agora potenciar com a reabilitação e com a formação de uma estância balnear”, explanou.

Garcez Trindade disse ainda que esta estância vai permitir tratamentos em regime de internamento, porque o edifício terá 30 quartos, e terá também, entre outras características, poças no exterior, que permitirão o uso “livre e democrático” pelos cidadãos das águas termais.

No próximo dia 08 de julho deverá ser conhecido o vencedor do concurso público para a execução da obra do edifício balnear, que terá 24 meses para a concretizar. A restante zona, ao seu redor, ainda está dependente de financiamento, “apesar de a Câmara poder assumir o financiamento”.

“Temos esperança de ser a mola para que depois os privados invistam à volta, na reconstrução de hotéis antigos que já estão muito degradados e que as Caldas de Arêgos sejam depois um polo de desenvolvimento de Resende e de atratividade turística”, desejou Garcez Trindade.

Partilhar
Autor
Notícias de Viseu
Notícias de Viseu
Notícias de Viseu é um órgão de informação regionalista, independente, livre de influências políticas, económicas, religiosas ou quaisquer outras, votado à prática de uma informação cuidada, verdadeira e objetiva.

Novidades

1
pexels-pixabay-47730
Quase 100 pessoas impedidas de entrar em recintos desportivos em 2024 – APCVD
2
Acidente carro
Colisão entre motociclo e veículo ligeiro em Viseu provoca uma vítima mortal
3
CINFAES
Câmara de Cinfães atribui mais de 100 mil euros em 216 bolsas de estudo
4
santa comba dão
Autarca de Santa Comba Dão considera que “há outras maneiras” de celebrar democracia

Artigos relacionados

pexels-ruandom-zhong-12921131
aquilino ribeiro
GNR_SEPNA Dia Mundial da Terra
brasao-viseu1
Entre em contacto

+351 232 087 050
*Chamada para rede fixa nacional

geral@noticiasdeviseu.com
publicidade@noticiasdeviseu.com

Avenida do Convento nº 1, Complexo Conventurispress, Orgens 3510-674 Viseu

Subscrever Newsletter
Fique por dentro das últimas novidades e conteúdo exclusivo.
Procurar
Últimas notícias
pexels-pixabay-47730
Quase 100 pessoas impedidas de entrar em recintos desportivos em 2024 – APCVD
Acidente carro
Colisão entre motociclo e veículo ligeiro em Viseu provoca uma vítima mortal
CINFAES
Câmara de Cinfães atribui mais de 100 mil euros em 216 bolsas de estudo
santa comba dão
Autarca de Santa Comba Dão considera que “há outras maneiras” de celebrar democracia