Mesa redonda sobre empoderamento feminino abre Semana da Igualdade de Género

13356

A Semana da Igualdade de Género, promovida pelo Instituto Piaget, arranca esta segunda-feira, dia 8, com uma mesa redonda dedicada aos desafios do empoderamento feminino. Até ao próximo sábado suceder-se-ão as iniciativas diárias, com várias tertúlias, mesas de redondas e um workshop no último dia sobre empreendedorismo no feminino.

No dia mundialmente consagrado à mulher, Catarina Marcelino, vice-presidente do Instituto da Segurança Social e ex-secretária de Estado para a Cidadania e para a Igualdade, a professora universitária Judite Primo, e a investigadora e formadora em violência doméstica e de género Elisabete Brasil juntam-se para um debate sobre a igualdade de género, a partir das 18 horas.

Face à atual situação pandémica do país, todas as iniciativas da Semana da Igualdade de Género foram transferidas para o universo virtual, podendo ser acompanhadas em direto pelas redes sociais do Instituto Piaget. Numa organização da Escola Superior de Educação Jean Piaget de Almada, este ciclo juntará ao longo de seis dias especialistas de diversas áreas e membros da sociedade civil, incluindo participantes dos vários países do universo lusófono.

Assumindo a importância de um debate alargado em torno do conceito social de género, o Piaget elegeu um conjunto de temas que permitirão a reflexão e partilha de experiências sobre os desafios que são hoje colocados tanto a mulheres como a homens. É o caso, por exemplo, de temas como a emancipação feminina, a abordagem da igualdade de género junto das crianças ou o lugar da figura paterna na educação dos filhos. Pelo meio estarão também temas como o lugar da mulher da literatura ou os estereótipos associados ao profissional masculino no exercício da docência na educação infantil.

Para a comissão organizadora do evento, formada pelos professores universitários Alda Bernardes, Ana Leitão e Miguel Feio, todos ligados ao universo da educação, este ciclo pretende chamar, mais uma vez, a atenção para a importância da eliminação de disparidades de género na educação, independentemente da faixa etária, do nível de escolaridade e do contexto de intervenção.

O acesso às sessões é gratuito, podendo o programa completo ser consultado no site do Instituto Piaget (em https://ipiaget.org/piaget-dedica-semana-a-igualdade-de-genero/).