Memorial homenageia combatentes da guerra do Ultramar

1884

Numa cerimónia carregada de simbolismo, o Secretário de Estado da Defesa Nacional, Marcos Perestrello, presidiu no passado dia 29 de abril à inauguração do memorial de homenagem aos combatentes do Concelho de Tarouca que participaram na Guerra do Ultramar .

Para o Presidente da Câmara Municipal de Tarouca, Valdemar Pereira, esta é uma merecida e justa homenagem de reconhecimento  “a todos os combatentes e uma invocação a todos os Tarouquenses que por lá tombaram e que serão para sempre imortalizados neste monumento pelos seus nomes, que estão inscritos neste memorial, também em sua honra”.

O monumento foi erguido em espaço nobre da cidade de Tarouca, na Rotunda do Mártir São Sebastião, também ele um guerreiro, um combatente que foi mandado matar por professar a sua fé, por proteger e defender o povo cristão.

A ladear a estátua de homeagem aos ex-combatentes estão as placas que representam as 10 freguesias existentes anteriormente, onde constam os nomes dos filhos de Tarouca que perderam as suas vidas em terras do Ultramar.