Mealhada declara Interesse Municipal para concordância da linha do Norte com Beira Alta

A Câmara da Mealhada confirmou hoje que vai emitir a Declaração de Interesse Municipal relativa ao Projeto da Concordância da Linha do Norte com a Linha da Beira Alta, solicitada pela Infraestruturas de Portugal (IP).

Segundo nota divulgada hoje, o executivo municipal presidido por Rui Marqueiro diz ter aprovado, por maioria, a manutenção da decisão tomada na reunião de Câmara de 03 de agosto sobre a Declaração de Interesse Municipal.

A Infraestruturas de Portugal lançou em julho de 2019 o concurso da empreitada de modernização do Troço Pampilhosa – Santa Comba Dão e Construção da Concordância da Mealhada.

O projeto desenvolve-se em cerca de 3,3 quilómetros entre o quilómetro 53+990 da Linha da Beira Alta e o quilómetro 235+312 da linha do Norte, no concelho da Mealhada (União das Freguesias de Mealhada, Ventosa do Bairro e Antes e freguesias da Vacariça e da Pampilhosa).

Insere-se no conjunto de ações necessárias à modernização da Linha da Beira Alta entre a Pampilhosa e Vilar Formoso e à sua integração no denominado Corredor Internacional Norte, previsto no Plano Estratégico de Transportes e Infraestruturas 2014 – 2020 (PETI 3+).

Rui Marqueiro tem garantido que a não emissão da declaração por parte da Câmara da Mealhada apenas faria com que a intervenção no concelho “fosse mais tardia e após ser ultrapassada, legalmente, esta questão”, considerando que o processo de modernização da Linha da Beira Alta é imparável.

A decisão de confirmar a Declaração de Interesse Municipal contraria os desejos da oposição local, em especial do PSD, que tinha pedido a sua revogação.

Os vereadores da coligação “Juntos pelo Concelho da Mealhada” apresentaram, sem sucesso, um conjunto de contrapartidas para a emissão de Declaração de Interesse Municipal da obra de concordância entre a Linha da Beira Alta e a Linha do Norte e colocaram-se ao lado de alguns proprietários de terrenos que vão ser expropriados.

Rui Marqueiro adiantou em comunicado que, recentemente, recebeu garantias de que a intervenção na estação da Pampilhosa será iniciada já em 2021, em termos de projeto, estando a execução prevista para 2022 e 2023.

A concordância implica, entre outras coisas, a construção de uma ligação direta eletrificada entre a Linha do Norte e a Linha da Beira Alta, a norte da Estação da Pampilhosa, com 3,2 km, e um viaduto ferroviário com cerca de mil metros.

Partilhar
Autor
Picture of Notícias de Viseu
Notícias de Viseu
Notícias de Viseu é um órgão de informação regionalista, independente, livre de influências políticas, económicas, religiosas ou quaisquer outras, votado à prática de uma informação cuidada, verdadeira e objetiva.

Novidades

1
caramulo carros
Produção em série de viaturas elétricas arrancou hoje na Stellantis de Mangualde
2
app comida
Vouzela vai ter incubadora de projetos gastronómicos
3
Keys The Door The Background Key Castle House
Castro Daire aprova taxa mínima de IMI e redução mediante o agregado familiar
4
Incêndios: Nelas ativa Plano Municipal de Emergência e Proteção Civil

Artigos relacionados

OLYMPUS DIGITAL CAMERA
Encontro_Rececao_Comunidade_Docente_2024 (7)
imagem-de-um-acidente-automobilistico-envolvendo-dois-carros_613910-7924
pexels-grape-things-2954924
Entre em contacto

+351 232 087 050
*Chamada para rede fixa nacional

geral@noticiasdeviseu.com
publicidade@noticiasdeviseu.com

Avenida do Convento nº 1, Complexo Conventurispress, Orgens 3510-674 Viseu

Subscrever Newsletter
Procurar
Últimas notícias
caramulo carros
Produção em série de viaturas elétricas arrancou hoje na Stellantis de Mangualde
app comida
Vouzela vai ter incubadora de projetos gastronómicos
Keys The Door The Background Key Castle House
Castro Daire aprova taxa mínima de IMI e redução mediante o agregado familiar
Incêndios: Nelas ativa Plano Municipal de Emergência e Proteção Civil