Mealhada declara Interesse Municipal para concordância da linha do Norte com Beira Alta

1454

A Câmara da Mealhada confirmou hoje que vai emitir a Declaração de Interesse Municipal relativa ao Projeto da Concordância da Linha do Norte com a Linha da Beira Alta, solicitada pela Infraestruturas de Portugal (IP).

Segundo nota divulgada hoje, o executivo municipal presidido por Rui Marqueiro diz ter aprovado, por maioria, a manutenção da decisão tomada na reunião de Câmara de 03 de agosto sobre a Declaração de Interesse Municipal.

A Infraestruturas de Portugal lançou em julho de 2019 o concurso da empreitada de modernização do Troço Pampilhosa – Santa Comba Dão e Construção da Concordância da Mealhada.

O projeto desenvolve-se em cerca de 3,3 quilómetros entre o quilómetro 53+990 da Linha da Beira Alta e o quilómetro 235+312 da linha do Norte, no concelho da Mealhada (União das Freguesias de Mealhada, Ventosa do Bairro e Antes e freguesias da Vacariça e da Pampilhosa).

Insere-se no conjunto de ações necessárias à modernização da Linha da Beira Alta entre a Pampilhosa e Vilar Formoso e à sua integração no denominado Corredor Internacional Norte, previsto no Plano Estratégico de Transportes e Infraestruturas 2014 – 2020 (PETI 3+).

Rui Marqueiro tem garantido que a não emissão da declaração por parte da Câmara da Mealhada apenas faria com que a intervenção no concelho “fosse mais tardia e após ser ultrapassada, legalmente, esta questão”, considerando que o processo de modernização da Linha da Beira Alta é imparável.

A decisão de confirmar a Declaração de Interesse Municipal contraria os desejos da oposição local, em especial do PSD, que tinha pedido a sua revogação.

Os vereadores da coligação “Juntos pelo Concelho da Mealhada” apresentaram, sem sucesso, um conjunto de contrapartidas para a emissão de Declaração de Interesse Municipal da obra de concordância entre a Linha da Beira Alta e a Linha do Norte e colocaram-se ao lado de alguns proprietários de terrenos que vão ser expropriados.

Rui Marqueiro adiantou em comunicado que, recentemente, recebeu garantias de que a intervenção na estação da Pampilhosa será iniciada já em 2021, em termos de projeto, estando a execução prevista para 2022 e 2023.

A concordância implica, entre outras coisas, a construção de uma ligação direta eletrificada entre a Linha do Norte e a Linha da Beira Alta, a norte da Estação da Pampilhosa, com 3,2 km, e um viaduto ferroviário com cerca de mil metros.