Matosinhos e Lamego iniciam comemorações do Ano Jacobeu com recriação da peregrinação

As câmaras de Matosinhos e de Lamego iniciaram hoje as comemorações do Ano Jacobeu com uma recriação histórica da peregrinação do troço de 11 quilómetros entre a Sé do Porto e o Mosteiro de Leça do Balio.

Em comunicado, as autarquias dos distritos do Porto e de Viseu, a Associação Monasterium (Associação de Arte, Cultura e Turismo) e a Associação para a Animação da Cidade de Matosinhos (ANCIMA) afirmam que em Ano Jacobeu “os caminhos de Santiago de Compostela ganham uma nova vida”.

O Xacobeu, também conhecido como Ano Jacobeu, Ano Santo ou Ano Jubilar, é celebrado apenas quando o dia do Apóstolo Santiago, dia 25 de julho, coincide com um domingo, tendo sido há 11 anos a última vez que tal se verificou.

Através do projeto Património em Rede, as quatro entidades uniram-se para celebrar o mais antigo Caminho de Santiago com uma programação que decorrerá entre maio de 2021 e abril de 2022.

A primeira ação arrancou hoje de manhã, com o historiador Joel Cleto a conduzir uma recriação histórica da peregrinação no troço de 11 quilómetros entre a Sé do Porto e o Mosteiro de Leça do Balio, em Matosinhos.

Para o dia de Santiago (25 de julho) está também prevista uma recriação da peregrinação entre o Porto e Leça do Balio, que contará com a participação de atores, figurantes, cavalos e cavaleiros num percurso “animado cheio de lendas e histórias”.

Cada entidade organizará um conjunto de atividades que passam pela música, teatro, dança, circo, animação de rua, lançamento de livros e produção de filmes sobre a temática.

De acordo com a Câmara Municipal de Lamego (Viseu), no dia 18 de junho, pelas 21:30, o concerto do agrupamento Art Music Ensemble marcará a abertura do Ano Jacobeu e “proporcionará de uma forma inovadora a promoção da temática dos caminhos de Santiago no seu território”.

Ao longo do dia 03 de julho decorrerão por Lamego animações de rua, bem como uma intervenção explicativa sobre os Caminhos de Santiago e o Caminho dos Monges, no território de Lamento.

Já para 17 de julho está prevista a realização de um jantar monástico, durante o qual, além de recriações históricas, será feita uma intervenção sobre o significado histórico e patrimonial do projeto.

Para celebrar o dia de Santiago, vai também decorrer, pelas 21:30, no Parque Isidoro Guedes, em Lamego, um concerto com o Quarteto de Cordas de Matosinhos.

Em Lamego, as comemorações terminam também com a recriação da peregrinação, acompanhada pelo historiador Joel Cleto e por seis atores que vão retratando as lendas associadas.

Por sua vez, em Matosinhos (Porto), está prevista para os dias 27 e 28 de agosto a recriação e encenação da passagem de Santo António em São Mamede de Infesta durante a sua peregrinação a Santiago de Compostela.

Já no dia 04 de setembro, o exterior do Mosteiro de Leça do Balio, recebe o espetáculo “Os Peregrinos a caminho de Santiago”, cuja ação tem como tema principal a peregrinação.

A autarquia de Matosinhos lançará também uma brochura infantil sobre o Santo Antoninho do Telheiro e o Caminho de Santiago, para explicar aos mais novos o que é o Caminho de Santiago e a lenda associada a Santo Antoninho do Telheiro.

À Lusa, a Câmara de Matosinhos afirmou ainda que o número de peregrinos registados nos postos de turismo da cidade e de Leça da Palmeira tem vindo a “aumentar exponencialmente nos últimos anos”.

“Em 2019, foram atendidos nos postos de turismo do concelho 16.822 peregrinos, comparativamente aos 12.191 registados em 2018, números que representam um crescimento de cerca de 38%”, referiu, acrescentando que embora esta dinâmica tenha sido fortemente afetada pela pandemia da covid-19, foi “a primeira a destacar-se na retoma turística deste ano”.

“Comprovando assim a relevância deste segmento de mercado, com um total de 1.951 atendimentos registados, dados que representam cerca de um terço do total de atendimentos registados nos postos de turismo de Matosinhos em 2020”, afirmou.

Partilhar
Autor
Picture of Notícias de Viseu
Notícias de Viseu
Notícias de Viseu é um órgão de informação regionalista, independente, livre de influências políticas, económicas, religiosas ou quaisquer outras, votado à prática de uma informação cuidada, verdadeira e objetiva.

Novidades

1
Visita e protocolo Recreio 1
Câmara de Tondela apoia obras em edifício que acolherá creche no Caramulo
2
bottle-2032980_1280
Município de Lamego melhora desempenho das estações de tratamento de água
3
thomas-thompson-KEWVZAwkLxQ-unsplash
Associação do Dão lança projeto turístico que permite experiências rurais
4
Prémio Heathy 3
Câmara de Tondela recebe prémio Locais de Trabalho Saudáveis

Artigos relacionados

Académico_de_Viseu
Rossio Viseu
espetáculo teatro
pexels-los-muertos-crew-8460033 (1)
Entre em contacto

+351 232 087 050
*Chamada para rede fixa nacional

geral@noticiasdeviseu.com
publicidade@noticiasdeviseu.com

Avenida do Convento nº 1, Complexo Conventurispress, Orgens 3510-674 Viseu

Subscrever Newsletter
Procurar
Últimas notícias
Visita e protocolo Recreio 1
Câmara de Tondela apoia obras em edifício que acolherá creche no Caramulo
bottle-2032980_1280
Município de Lamego melhora desempenho das estações de tratamento de água
thomas-thompson-KEWVZAwkLxQ-unsplash
Associação do Dão lança projeto turístico que permite experiências rurais
Académico_de_Viseu
Rui Ferreira é o novo treinador do Académico de Viseu