Mata do Fontelo em Viseu está 100% visitável

O presidente da Câmara de Viseu, Almeida Henriques, anunciou hoje que a Mata do Fontelo pode ser visitada na totalidade, depois concluída mais uma fase da sua requalificação, que permitiu identificar e estudar 7.422 árvores.

Em declarações aos jornalistas, no final da reunião do executivo, Almeida Henriques lembrou que as tempestades Leslie e Helena “causaram sérios danos” no parque arbóreo do Fontelo.

“Quer pela dimensão dos dados causados, quer pelo objetivo que tínhamos de fazer a qualificação da Mata do Fontelo, contratámos uma assessoria qualificada da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, a que juntámos a Quercus e a Escola Superior Agrária de Viseu”, lembrou.

Estas entidades trabalharam na limpeza e na reabilitação da mata, que tem mais de 500 anos e é considerada património histórico.

Segundo Almeida Henriques, foram estudadas as árvores existentes nos 17 hectares da mata, um total de 7.422, que ficaram georreferenciadas e numeradas.

“Por cada árvore, foi criado um ‘Bilhete de Identidade’, com 27 parâmetros de análise. Foram identificadas 37 espécies, sendo as mais representativas o carvalho, o loureiro e o medronheiro”, explicou.

Neste momento, “todos os trilhos estão desimpedidos” e foi colocada sinalética pedagógica, que explica uma história do Fontelo e o trabalho que tem sido feito, acrescentou.

Questionado sobre a demora da reabertura das áreas afetadas pelas tempestades, que foi muito criticada nas redes sociais, o autarca salientou o “trabalho minucioso” que foi desenvolvido.

“Ainda bem que estas coisas demoraram tempo, porque estão bem feitas”, argumentou.

Na sua opinião, “uma coisa era limpar a cara do Fontelo e deixar tudo como estava, outra coisa diferente é ter feito um trabalho sério e sustentado, que permite que o Fontelo neste momento esteja 100% visitável” e estudado.

“Finalmente, temos um conhecimento profundo de tudo o que é a mata da Fontelo”, frisou.

Agora, segundo Almeida Henriques, a autarquia vai entrar numa nova fase de recuperação do Fontelo, que inclui uma parte do jardim renascentista, a substituição do alcatrão que circunda o estádio por calçada de granito e a criação de “uma vedação arbórea que vai permitir esbater o betão do estádio”.

O Fontelo passa também a ter uma equipa reforçada, “que irá fazer pequenas reparações”, de que é exemplo a recuperação das fontes, acrescentou.

Partilhar
Autor
Notícias de Viseu
Notícias de Viseu
Notícias de Viseu é um órgão de informação regionalista, independente, livre de influências políticas, económicas, religiosas ou quaisquer outras, votado à prática de uma informação cuidada, verdadeira e objetiva.

Novidades

1
pexels-pixabay-47730
Quase 100 pessoas impedidas de entrar em recintos desportivos em 2024 – APCVD
2
CINFAES
Câmara de Cinfães atribui mais de 100 mil euros em 216 bolsas de estudo
3
santa comba dão
Autarca de Santa Comba Dão considera que “há outras maneiras” de celebrar democracia
4
Oliveira de Frades Rockfest
Nove bandas de rock e metal em Oliveira de Frades

Artigos relacionados

Acidente carro
Viseu
urgências médico hospital
Viseu
Entre em contacto

+351 232 087 050
*Chamada para rede fixa nacional

geral@noticiasdeviseu.com
publicidade@noticiasdeviseu.com

Avenida do Convento nº 1, Complexo Conventurispress, Orgens 3510-674 Viseu

Subscrever Newsletter
Fique por dentro das últimas novidades e conteúdo exclusivo.
Procurar
Últimas notícias
pexels-pixabay-47730
Quase 100 pessoas impedidas de entrar em recintos desportivos em 2024 – APCVD
Acidente carro
Colisão entre motociclo e veículo ligeiro em Viseu provoca uma vítima mortal
CINFAES
Câmara de Cinfães atribui mais de 100 mil euros em 216 bolsas de estudo
santa comba dão
Autarca de Santa Comba Dão considera que “há outras maneiras” de celebrar democracia