O Município de Mangualde acaba de lançar um projeto piloto de recolha porta-a-porta de resíduos dos fluxos valorizáveis de papel/cartão, embalagens e vidro. É um serviço gratuito, realizado de segunda a sábado em horários preestabelecidos, para pequeno comércio, restauração e serviços. Este projeto conta com o apoio da Associação de Municípios da Região do Planalto Beirão (AMRPB), no âmbito do Programa Operacional para a Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos (POSEUR).
“O Município de Mangualde contribuirá assim para a redução das quantidades depositadas indevidamente nos contentores de recolha indiferenciada, bem como os contentores a apresentar um nível de enchimento inferior, potencializando assim, a limpeza urbana, assim como, a capacidade de recolha dos circuitos atualmente definidos.”, destaca Elísio Oliveira, Presidente da Câmara Municipal de Mangualde. Este projeto de recolha porta-a-porta de resíduos vai permitir aos comerciantes “deixar de efetuar o transporte e deposição nos locais habituais”, contextualiza ainda o Presidente.
Além disso, a AMRPB irá distribuir os respetivos sacos para a separação dos três fluxos, papel/cartão, embalagens e vidro.