Luís Patrão lidera Conselho Sub-Regional de Viseu

2766

O médico especialista de Medicina Interna Luís Manuel Ribau da Costa Patrão foi eleito presidente do Conselho Sub-Regional de Viseu da Ordem dos Médicos, numa lista única sob o lema “Unidos na Valorização dos Cuidados de Saúde”.

Esta equipa defende o papel do médico como o de provedor do doente e, no seu programa de ação, assinala: “Numa (sub-)região como a de Viseu, na qual o acesso das populações à Saúde é constantemente ameaçado e posto em causa, e até secundarizado em relação a outras regiões do País, urge cada vez mais reforçar esse papel”.

Perante os desafios, a equipa defende, entre outros, “mais e melhores recursos em Saúde na Sub-região de Viseu; a dinamização de sessões de informação e debate sobre questões com impacto crescente na vida profissional dos médicos”.

Na Secção Regional do Centro da Ordem dos Médicos, a lista liderada por Carlos Cortes aumentou a maior votação de sempre. A lista única a sufrágio na região Centro obteve, no total, 2515 votos, enquanto que em 2017, também a liderar lista única, obteve 1883 votos. O atual presidente da Secção Regional do Centro da Ordem dos Médicos, Carlos Cortes, assinala o “redobrado empenho em desenvolver e incrementar mais projetos, com exigência e rigor, no sentido de tornar a Ordem dos Médicos ainda mais interventiva e próxima dos médicos e dos doentes. O trabalho do próximo mandato já está a ser preparado. Não faltarão vontade nem dedicação a esta equipa que pugnará por uma Ordem dos Médicos inclusiva, interventiva e solidária”, assume.

Nestas eleições foram sufragados os órgãos sociais da Ordem dos Médicos para o triénio 2020-2022 (Assembleia de Representantes, os conselhos regionais do Norte, Centro e Sul e respetivos conselhos disciplinares e fiscais), exceptuando Castelo Branco e Açores onde não foram apresentadas candidaturas. António Araújo foi reeleito para o Conselho Regional do Norte e no Sul, com duas listas, foi reconduzido Alexandre Valentim Lourenço, o atual presidente.

A nível nacional, Miguel Guimarães, especialista em Urologia, foi reeleito como Bastonário da Ordem dos Médicos, num sufrágio em que se apresentou como candidato único para liderar esta instituição até 2022.