Liga Portuguesa Contra o Cancro lança campanha de alerta para o HPV em 30 escolas

 “HPV e Quê?” é o nome da campanha itinerante que a Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC) vai promover em 30 escolas do país, com o objetivo de sensibilizar os jovens para as doenças associadas ao Papilomavírus Humano (HPV). A campanha arranca no dia 11 de fevereiro, na Escola Secundária Professor José Augusto Lucas, em Lisboa, numa ação que vai contar com a presença de Waze, o embaixador do roadshow que é também youtuber e artista português de hip-hop. Entre fevereiro e abril de 2019, a LPCC vai dinamizar atividades pedagógicas e interativas junto da comunidade escolar do 3º ciclo.

“Sabemos que a prevenção contra o HPV, responsável pelo cancro do colo do útero, é mais benéfica antes do início da atividade sexual. Nesse contexto, considerámos que o ambiente escolar seria uma boa oportunidade para sensibilizar os jovens para esta temática, promovendo desde cedo uma atitude de conhecimento, consciente e preventiva” esclarece Vítor Rodrigues, presidente da Liga Portuguesa Contra o Cancro a propósito da iniciativa que tem como parceiros a Associação para o Planeamento da Família Associação de Planeamento Familiar (APF), a Associação Portuguesa de Medicina Geral e Familiar (APMGF),  a Sociedade Portuguesa de Ginecologia (SPG) e a Federação das Sociedades Portuguesas de Obstetrícia e Ginecologia (FSPOG).

O objetivo da campanha, que tem uma forte presença digital, é melhorar o conhecimento sobre as doenças e riscos associados às infeções por HPV, alertando para a importância da prevenção através da vacinação. A colaboração de Waze visa influenciar positivamente os mais jovens para a adoção de medidas preventivas, através de uma linguagem com a qual esta geração se identifica.

O roadshow “HPV e Quê?” integra uma carrinha Airstream que se desloca às escolas e se abre para o exterior, permitindo que ao seu redor decorram as seguintes atividades dirigidas aos alunos:

  • Apresentação da música composta por Waze, que apela à importância da prevenção do HPV, com o propósito de ser partilhada nas redes sociais  https://we.tl/t-J8FE9IEaBo
  • Promoção do Quizz (Sabias Que?) em ambiente de realidade virtual, onde são transmitidas informações ao aluno e colocadas questões para avaliar o conhecimento adquirido;
  • Distribuição de tatuagens temporárias que representam o HPV, com possibilidade de serem vistas através de uma aplicação de realidade aumentada;
  • Presença de um profissional de saúde para enquadramento e esclarecimento de dúvidas para a comunidade escolar;
  • Presença de Waze em algumas escolas, cantando a música que compôs e partilhando fotos, vídeos e insta stories com a restante comunidade;
  • Distribuição de folhetos com informação sobre o que é o HPV, quais os riscos, como se transmite e como se previne.

Uma das mais-valias desta campanha é o facto de as atividades dinamizadas facilmente motivarem os adolescentes para uma conversa em casa com os pais, que poderão saber mais sobre o tema em www.hpv.pt e aconselhar-se com o seu médico assistente.

Calendário do roadshow*:

1ª fase: Região Sul – 11 a 22 de fevereiro

2ª fase: Região Centro – 11 a 29 de março

3ª fase: Região Norte – 25 fevereiro a 1 de março + 1 a 5 de abril

*Escolas ainda a definir. Serão comunicadas atempadamente.

Partilhar
Autor
Notícias de Viseu
Notícias de Viseu
Notícias de Viseu é um órgão de informação regionalista, independente, livre de influências políticas, económicas, religiosas ou quaisquer outras, votado à prática de uma informação cuidada, verdadeira e objetiva.

Novidades

1
pexels-pixabay-47730
Quase 100 pessoas impedidas de entrar em recintos desportivos em 2024 – APCVD
2
Acidente carro
Colisão entre motociclo e veículo ligeiro em Viseu provoca uma vítima mortal
3
CINFAES
Câmara de Cinfães atribui mais de 100 mil euros em 216 bolsas de estudo
4
santa comba dão
Autarca de Santa Comba Dão considera que “há outras maneiras” de celebrar democracia

Artigos relacionados

urgências médico hospital
vespa
hospital enfermeiros
pexels-pixabay-248395
Entre em contacto

+351 232 087 050
*Chamada para rede fixa nacional

geral@noticiasdeviseu.com
publicidade@noticiasdeviseu.com

Avenida do Convento nº 1, Complexo Conventurispress, Orgens 3510-674 Viseu

Subscrever Newsletter
Fique por dentro das últimas novidades e conteúdo exclusivo.
Procurar
Últimas notícias
pexels-pixabay-47730
Quase 100 pessoas impedidas de entrar em recintos desportivos em 2024 – APCVD
Acidente carro
Colisão entre motociclo e veículo ligeiro em Viseu provoca uma vítima mortal
CINFAES
Câmara de Cinfães atribui mais de 100 mil euros em 216 bolsas de estudo
santa comba dão
Autarca de Santa Comba Dão considera que “há outras maneiras” de celebrar democracia