Lar da Santa Casa de Cinfães com mais 19 utentes infetados

1497

O concelho de Cinfães, no distrito de Viseu, registava hoje à tarde 25 novos casos de covid-19, sendo 19 utentes da Santa Casa da Misericórdia, anunciou a Comissão Municipal de Proteção Civil.
“Registaram-se 25 novos casos, perfazendo agora um total de 118 registados desde o início da pandemia, em março”, refere a comissão, em comunicado.
Segundo a mesma fonte, do total, “encontram-se em vigilância 87 casos, curados 27 e lamentam-se quatro óbitos, um anterior e três na Santa Casa da Misericórdia”. Dois deles ocorreram hoje de manhã, um no Centro Hospitalar do Tâmega e Sousa e outro nas instalações da instituição.
No que respeita à situação da Santa Casa da Misericórdia de Cinfães, a Comissão Municipal de Proteção Civil refere que há 77 casos positivos, sendo 53 utentes (incluindo os 19 novos casos de hoje) e 24 funcionários.
“Dois doentes do concelho encontram-se internados e em acompanhamento no Centro Hospitalar do Tâmega e Sousa e os restantes em acompanhamento institucional e domiciliário”, acrescenta.
A mesma fonte refere que “continuam a realizar-se testes, nomeadamente a contactos de positivos com sintomas, tendo como objetivo a despistagem de casos e a interrupção o mais precocemente possível, caso existam positivos, de novas transmissões”.
Hoje, dois especialistas de infecciologia do Centro Hospitalar do Tâmega e Sousa estiveram na Santa Casa da Misericórdia e, em parceria com os serviços médicos e de enfermagem da instituição, realizaram consultas e acompanhamento aos utentes.
“O objetivo é manter um acompanhamento rigoroso, permanente e especializado, de forma a garantir o máximo bem-estar e as melhores condições de saúde aos utentes atingidos pela doença”, justifica a comissão.
A pandemia de covid-19 já provocou quase 482 mil mortos e infetou mais de 9,45 milhões de pessoas em 196 países e territórios, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.
Em Portugal, morreram 1.549 pessoas das 40.415 confirmadas como infetadas, de acordo com o boletim mais recente da Direção-Geral da Saúde.
A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de dezembro, em Wuhan, uma cidade do centro da China.
Depois de a Europa ter sucedido à China como centro da pandemia em fevereiro, o continente americano é agora o que tem mais casos confirmados e mais mortes.