Lançamento do novo InfoCancro: toda a informação sobre cancro reunida numa única plataforma

O novo InfoCancro é lançado hoje, dia 2 de fevereiro, com conteúdos atualizados e uma imagem renovada. O objetivo é ser uma plataforma de referência para consulta de informação científica, fiável e fidedigna, sobre as doenças oncológicas. Com a chancela da Roche, o Infocancro mantém o seu propósito de rigor e de excelência da informação, que é validada por médicos e sociedades científicas.

O relançamento desta plataforma acontece em vésperas do Dia Mundial do Cancro, a 4 de fevereiro, e pretende ser uma forma de sublinhar a importância da literacia em saúde. O primeiro Infocancro nasceu em 2006 com o mesmo objetivo de se constituir como uma plataforma de referência. 

 

O tempo, a evolução científica e novas atualizações ao nível médico e clínico trouxeram a necessidade de renovação de conteúdos. A investigação constante nesta área leva a que cada vez mais se conheça sobre as causas do cancro, sobre a forma como se desenvolve e como progride. Novas formas de prevenção e deteção vão surgindo também continuamente. Isto levou a um extenso trabalho de compilação, produção e atualização de conteúdos científicos, para que os portugueses possam consultar, num único lugar, informação rigorosa sobre doença oncológica.  

 

O site tem dados sobre as causas do cancro, sintomas ou tratamentos, bem como espaço para esclarecimento de dúvidas comuns. Contém informação para quem enfrenta o diagnóstico e as novidades científicas e avanços que abrem caminho a novas possibilidades de tratamento.

 

O objetivo é ser um  um ponto de informação que não deixa nada por explorar e que é acessível a todos: doentes, cuidadores, familiares, amigos ou público em geral que procura informação sobre a doença, passando também pelos profissionais de saúde ou associações e sociedades.

 

Apesar de ser feito por especialistas e com o máximo rigor, o Infocancro é destinado a todos, como sublinha Ricardo Encarnação, Diretor Médico da Roche: “Temos um compromisso com os doentes e com a sociedade portuguesa que passa, também, por ajudar a ter acesso a informação fidedigna. Cidadãos mais informados gerem melhor a sua saúde. Queremos contribuir para um aumento da literacia e este é um dos caminhos. Aliás, vários estudos internacionais demonstram que os doentes com mais baixos níveis de literacia têm maiores taxas de hospitalização, recorrem mais à urgência e aderem menos à prevenção e rastreios.” 

 

E, por outro lado, acrescenta ainda o Diretor Médico da Roche, “Sabemos que há a tendência de se procurar na Internet informações sobre doenças. Esta informação multiplica-se, muitas vezes sem controlo, sem qualidade e sem exatidão. Aspiramos ter cidadãos e doentes com mais informação, mas sobretudo com boa informação. E acreditamos que o acesso a boa informação é também uma forma de promover uma relação médico-doente mais positiva e construtiva – uma relação de verdadeira parceria. Damos o nosso contributo para a literacia em saúde em várias áreas e, neste caso do Infocancro, para as doenças oncológicas, que afetam milhares de famílias em Portugal.”

Partilhar
Autor
Picture of Notícias de Viseu
Notícias de Viseu
Notícias de Viseu é um órgão de informação regionalista, independente, livre de influências políticas, económicas, religiosas ou quaisquer outras, votado à prática de uma informação cuidada, verdadeira e objetiva.

Novidades

1
Visita e protocolo Recreio 1
Câmara de Tondela apoia obras em edifício que acolherá creche no Caramulo
2
thomas-thompson-KEWVZAwkLxQ-unsplash
Associação do Dão lança projeto turístico que permite experiências rurais
3
Académico_de_Viseu
Rui Ferreira é o novo treinador do Académico de Viseu
4
Eventos_CMM
Eventos culturais e gastronómicos "para todos" até agosto em Mangualde

Artigos relacionados

bottle-2032980_1280
Prémio Heathy 3
pexels-los-muertos-crew-8460033 (1)
urgências médico hospital
Entre em contacto

+351 232 087 050
*Chamada para rede fixa nacional

geral@noticiasdeviseu.com
publicidade@noticiasdeviseu.com

Avenida do Convento nº 1, Complexo Conventurispress, Orgens 3510-674 Viseu

Subscrever Newsletter
Procurar
Últimas notícias
Visita e protocolo Recreio 1
Câmara de Tondela apoia obras em edifício que acolherá creche no Caramulo
bottle-2032980_1280
Município de Lamego melhora desempenho das estações de tratamento de água
thomas-thompson-KEWVZAwkLxQ-unsplash
Associação do Dão lança projeto turístico que permite experiências rurais
Académico_de_Viseu
Rui Ferreira é o novo treinador do Académico de Viseu